A Intel e Nvidia revelaram nesta semana o lançamento de novos desktops que possuem a principal finalidade de servirem como estações poderosas de trabalho. De acordo com as informações que foram divulgadas pelas empresas, a ideia é combinar os principais e mais potentes chips desenvolvidos pelas duas companhias.
Os lançamentos contam com os últimos processadores Intel Xeon e placas de vídeo Nvidia RTX 6000 Ada. Além do poder de processamento, as estações de trabalho também foram desenvolvidas com um sistema de Inteligência Artificial avançado, que melhor o desempenho das máquinas em simulações e renderizações mais sofisticadas.
“As novas estações de trabalho equipadas com Intel e Nvidia-Ada oferecem velocidade, potência e eficiência sem precedentes, permitindo que profissionais de qualquer lugar assumam os fluxos de trabalho mais complexos em todos os setores”, afirmou Bob Pette, VP de virtualização profissional da Nvidia.
As estações de trabalho serão equipadas com as linhas Intel Xeon W-3400 e o Xeon W-2400. O topo de linha Xeon W9-3495X estará disponível com até 56 núcleos em apenas um soquete. Ele apresenta um controlador de memória redesenhado e um cache L3 maior, entregando 28% mais de performance single-threaded e 120% mais performance multi-threaded sobre a preciosa geração de processadores Xeon W.
Além disso, a recente Nvidia RTX 6000 apresenta 142 núcleos RT de terceira geração, 568 núcleos Tensor de quarta geração e 18,17 mil núcleos CUDA de última geração, combinados com 48GB de memória gráfica de alta performance. As workstations também apresentam SmartNICs Nvidia ConnectX-6 Dx para redes de alta velocidade e baixa latência e recursos de streaming.
Os novos modelos de computadores entraram em pré-venda nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, nos Estados Unidos, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.