Um grande anúncio feito essa semana movimentou o mercado de tecnologia, especialmente do setor de segurança da informação. O grupo NortonLifeLock (conhecido anteriormente como Symantec) confirmou nesta quarta-feira (11) a efetivação da compra do rival Avast. De acordo com as informações que começam a circular pela imprensa especializada, o negócio teria ficado em terno dos US$ 8 bilhões.
Com isso, as duas companhas acabam gerando um novo “supergrupo” no setor de segurança cibernética, contando com cerca de 500 milhões de clientes ao redor do planeta. O comunicado publicado sobre o assunto, o grupo Norton revela que a união dos dois negócios deve representar US$ 280 milhões de sinergia de custos ao ano (capacidade de absorção de custos que a empresa investidora terá em relação à empresa adquirida). Os acionistas da Avast, por sua vez, terão até 26% do novo grupo.
O comunicado também cita algumas palavras ditas por Vicent Pilette, CEO da Norton, sobre a aquisição. Ele afirma que a transição representa um passo enorme na “segurança virtual para os consumidores”. Dando um pouco mais de detalhes sobre como deve funcionar a operação da nova empresa, o novo supergrupo deve ter duas bases: uma em Praga (na República Tcheca) e outra em Tampe (nos Estados Unidos).
A Avast estava atuando no mercado, de forma independente, desde o ano de 1988, e acabou se tornando uma das marcas mais relevantes e conhecidas no quesito de software de segurança tanto para empresas quanto para pessoas físicas. Nos últimos anos a companhia estava diversificando seus produtos, oferecendo muitas novidades especialmente para os usuários de dispositivos móveis.