As impressoras 3D têm feito muito sucesso no mundo atualmente, especialmente por causa da quantidade de aplicações que surgiram para este tipo de aparelho, que permite que sejam construídos veículos, peças e até edifícios inteiros.
Pois para provar como as impressoras 3D são realmente úteis e diferenciadas, a NASA anunciou o envio de uma impressora 3D para a Estação Espacial Internacional (ISS) pela primeira vez.
Missão SpaceX
O envio da impressora 3D para o espaço pela primeira vez por parte da NASA se deu no último domingo, como parte da missão chamada de SpaceX, que consiste no envio de uma série de ferramentas para a estação espacial.
A aplicação da impressora 3D na estação espacial será para a produção de peças e também de ferramentas que precisem ser substituídas, o que será feito de modo muito mais prático e rápido com o equipamento.
A NASA vai aproveitar a ocasião para também observar como a impressora 3D irá se comportar em um ambiente como o espaço, além de também estudar para entender o que muda no processo mediante a gravidade zero.
Modelo feito especialmente para o espaço
O modelo de impressora 3D que foi enviado para a estação espacial pela NASA foi feito especialmente para suportar as condições diferenciadas do espaço, o que implica suportar a gravidade zero.
O desenvolvimento do equipamento diferenciado ficou a cargo da startup Made in Space, que trabalhou no projeto em parceria com uma equipe da própria NASA.
A impressora 3D que foi enviada ao espaço pela NASA passou por muitos testes, sendo um total de 400 deles, todos em ambientes com pouca gravidade ou com gravidade zero para contribuir para o desenvolvimento do equipamento especial.
Uma impressora 3D maior para o futuro
A startup Made in Space, responsável pelo projeto da impressora 3D enviada ao espaço pela NASA no último domingo informou que planeja criar já nos próximos anos, uma impressora 3D muito maior, com capacidade muito maior também.
Se o projeto der certo, a NASA pretende usar impressoras 3D sempre que algo der problema e precisar ser substituído no espaço, o que irá mudar para a melhor todos os mecanismos atuais de substituição de equipamentos no espaço.
Tudo irá depender dos resultados apresentados por esta primeira impressora 3D enviada ao espaço no último domingo, além do desenvolvimento do modelo maior que está nos planos da startup Made in Space para os próximos anos.