As impressoras 3D são cada vez mais vistas no noticiário, especialmente por causa das suas capacidades, que permitem que praticamente tudo seja criado a partir de suas impressões, até cópias quase perfeitas de seres humanos!
Pois eis que nas últimas semanas mais uma façanha da impressora 3D foi anunciada, com a chegada do primeiro carro fabricado com a ajuda de uma impressora 3D da História da indústria automobilística.
O modelo, que é o primeiro da História da indústria automobilística a ser fabricado utilizando uma impressora 3D, foi apresentado durante o Show Internacional de Produção Tecnológica, que ocorreu na cidade estadunidense de Chicago, há duas semanas.
O carro é um modelo elétrico com porte pequeno, que é capaz de transportar apenas duas pessoas, mas que impressiona mesmo pela facilidade para a sua concepção, já que levou apenas dois dias para ficar pronto.
Ele foi desenvolvido e projetado por uma startup chamada Local Motors, e pode representar um verdadeiro salto quântico para os meios de produção da indústria automobilística, já que seus métodos podem ser aplicados, segundo a própria startup, para produzir qualquer modelo.
Com apenas 50 peças feitas de fibra de uma espécie de plástico de fibra de carbono, o modelo se diferencia pela simplicidade de seu projeto, já que carros tradicionais chegam a possuir mais de 5 mil peças diferentes em seus projetos.
O modelo já chega com um nome, sendo que ele foi batizado de Strati, que é uma palavra italiana que tem o significado de “camada” e deverá, segundo informações dos desenvolvedores, chegar ao mercado já em 2015.
O preço deverá girar em torno de 18 mil dólares, o que seria o equivalente a 41 mil reais, sem a adição dos muitos impostos do governo brasileiro.
O diretor executivo da Local Motors, John Rogers, afirmou que há interesse, inicialmente de produzir o Strati apenas para uso em ambientes urbanos, mas ele também afirmou que há a possibilidade de ter versões capazes de serem utilizadas em rodovias, por exemplo.
A startup informou também por meio de seu diretor executivo, que pretende melhorar ainda mais o projeto, especialmente no que diz respeito aos métodos de fabricação do modelo.
Com isso, a intenção é fazer com que unidades do Strati sejam produzidas em menos tempo do que os já impressionantes dois dias da versão atual, aprimorando ainda mais estes métodos de fabricação.
Deste modo seria possível fabricar uma unidade do modelo em apenas 24 horas, ou em até menos do que isso!