A Mediatek apresentou nesta terça-feira, dia 8 de novembro, a nova opção de processador móvel da empresa voltada para smartpthones chamado de Dimensity 9200. Este chip chegará ao mercado para ser o principal concorrente do Snapdragon 8 Gen 2, da Qualcomm, também sendo focado nos smartphones.
O chip produzido pela Mediatek será produzido em 4 nanômetros pela TSMC e é baseado na tecnologia Arm. Um dos principais destaques deste anúncio é o fato deste chio ser o primeiro SoC para smartphones a funcionar somente em 64-bit. Com isso, o modelo começa uma transição na indústria mobile para abandonar de vez os softwares feitos em 32-bit.
O componente também será o primeiro da marca a trazer 5G mmWave, bem como suporte para Wi-Fi 7, além de ter um Bluetooth 5.3. A CPU baseada em Arm é composta por um núcleo principal Cortex-X3, capaz de alcançar até 3,05 GHz. O modelo ainda conta com três Cortex A715 e quatro núcleos Cortex-A510, voltado para tarefas mais básicas.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, essas características do chip garantem um salto de 12% na performance em núcleo único. Enquanto o desempenho multi-core subiu 10%. Tudo isso ocorre com uma queda de 25% no consumo de energia em comparação ao chip antecessor direto, o Dimensity 9000.
Em relação ao processamento gráfico, este novo chip se utiliza de ariable rate shading, Vulkan 1.3 e HyperEngine 6.0, além da implementação de Ray Tracing na GPU. A placa gráfica do ship também terá, pela primeira vez, traçados de raios ao nível de hardware em seus chips, o que garante sombras e reflexos mais realistas em jogos compatíveis.
O novo chip deve ser lançado oficialmente ainda neste ano de 2022. Por enquanto, a empresa não entrou em detalhes sobre a disponibilidade do produto.