A Mediatek apresentou nesta terça-feira, dia 8 de novembro, a nova opção de processador móvel da empresa voltada para smartpthones chamado de Dimensity 9200. Este chip chegará ao mercado para ser o principal concorrente do Snapdragon 8 Gen 2, da Qualcomm, também sendo focado nos smartphones.

Mediatek apresenta novo chip para concorrer com Snapdragon

O chip produzido pela Mediatek será produzido em 4 nanômetros pela TSMC e é baseado na tecnologia Arm. Um dos principais destaques deste anúncio é o fato deste chio ser o primeiro SoC para smartphones a funcionar somente em 64-bit. Com isso, o modelo começa uma transição na indústria mobile para abandonar de vez os softwares feitos em 32-bit.

O componente também será o primeiro da marca a trazer 5G mmWave, bem como suporte para Wi-Fi 7, além de ter um Bluetooth 5.3. A CPU baseada em Arm é composta por um núcleo principal Cortex-X3, capaz de alcançar até 3,05 GHz. O modelo ainda conta com três Cortex A715 e quatro núcleos Cortex-A510, voltado para tarefas mais básicas.

Mediatek apresenta novo chip para concorrer com Snapdragon

De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, essas características do chip garantem um salto de 12% na performance em núcleo único. Enquanto o desempenho multi-core subiu 10%. Tudo isso ocorre com uma queda de 25% no consumo de energia em comparação ao chip antecessor direto, o Dimensity 9000.

Em relação ao processamento gráfico, este novo chip se utiliza de ariable rate shading, Vulkan 1.3 e HyperEngine 6.0, além da implementação de Ray Tracing na GPU. A placa gráfica do ship também terá, pela primeira vez, traçados de raios ao nível de hardware em seus chips, o que garante sombras e reflexos mais realistas em jogos compatíveis.

O novo chip deve ser lançado oficialmente ainda neste ano de 2022. Por enquanto, a empresa não entrou em detalhes sobre a disponibilidade do produto.