A Samsung anunciou nesta semana o monitor curvo Odyssey Ark, que deve começar a ser vendido nos Estados Unidos no mês de setembro. De acordo com as informações que foram divulgadas pela marca, as principais novidades do monitor é a resolução 4K com tamanho de 55 polegadas, funcionalidades de smart TV e diversos recursos para os gamers.
A tela conta com taxa de atualização de 165 Hz e processador AMD FreeSync Premium Pro com tecnologia Variable Refresh Rate (VRR), que promete diminuir a latência e o tempo de resposta entre uma placa de vídeo compatível da AMD e o monitor. O recurso vale para quem quiser conectar um PC ou um console de videogame como o PlayStation 5 (PS5) e o Xbox Series X/S.
Seguindo o padrão atual das smarTVs mais recentes da marca, o Odyssey Ark também já sai de fábrica com o sistema operacional Tizen, o que garante uma série de funcionalidades inteligentes e aplicativos como Netflix, YouTube ou Apple TV+, por exemplo. Ele também dá suporte ao "Samsung Gaming Hub" para streaming de jogos como Google Stadia e Amazon Luna, nenhum ainda presente no Brasil, e o Xbox Game Pass.
A tela conta com tecnologia "Quantum Dot Mini LED", que tende a oferecer ainda mais precisão nas cores e um brilho mais intenso. O monitor tem ajuste de altura, inclinação, e pode ser usado na posição vertical, como indica a foto do topo. Ele tem suporte a HDR10+, inclusive para jogos, e ao padrão de áudio Dolby Atmos, comum em produções para o cinema.
O monitor será vendido com dois controles remotos, sendo um para as funções normais de mídia e outro maior, para acessar recursos como energia e seleção de entradas do aparelho, dentre outros. O valor do monitor nos Estados Unidos, no lançamento, será de US$ 3.499,99, ou cerca de R$ 17,8 mil, de acordo com a cotação atual do dólar, sem os impostos.
Ainda sem previsão de lançamento no Brasil.