A Apple divulgou novidades para sua linha MacBook Air, que praticamente segue a mesma linha do MacBook Pro, mas sendo mais leve e tendo uma tela e um corpo menor. Mesmo com poucas mudanças, fazia tempo que a empresa da maçã não anunciava uma nova linha para estes computadores.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, uma das principais novidades está diretamente relacionada a tela do equipamento, categorizado como “Retina”. Mas a companhia ainda não informou publicamente qual será a resolução, se limitando em afirmar apenas que o novo equipamento conta com 4 vezes mais pixels.
O display com tela 13,3 polegadas consegue reproduzir cerca de 48% mais de cores quando comparado com a geração atual do Air, o que deve acabar sendo extremamente útil para as pessoas que trabalham com edição de vídeos e de imagens, por exemplo.
O formato do teclado também está mudando nessa nova geração. A teclas agora seguem aquele padrão borboleta, que ainda é um tanto controverso por ser muito raso. Mesmo assim, a empresa argumenta que o novo teclado é confortável.
Na parte de baixo do teclado existe um novo modelo de touchpad, trazendo o padrão que já esta sendo utilizado nos outros computadores portáteis da empresa. Uma das novidades é a tecnologia Force Touch, que oferece uma resposta sensitiva assim que o usuário pressiona o sensor, com um motor vibratório parecido com o que já é utilizado nos smartphones.
O novo MacBook Air também conta com o sensor de impressões digitais Touch ID. Ele permite que as pessoas utilizem a tecnóloga para entrar na sua conta do iOS, liberar o equipamento e também vai possibilitar a autorização de determinadas transações feitas na web, desde que elas estejam integradas com o Apple Pay.
Em termos de especificações, o novo MacBook Air conta com processadores dual-core Intel Core i5 de oitava geração, derrubando rumores de que traria um chipset feito pela própria Apple pela primeira vez para seus computadores. É possível configurar o aparelho com até 16 GB de RAM e até 1,5 TB de armazenamento em SSD. A empresa não detalhou informações específicas sobre a capacidade de bateria, mas diz que sua autonomia melhorou: 13 horas para execução de vídeo no iTunes ou 12 horas de navegação na web.
O equipamento entre em pré-venda a partir deste dia 30 de outubro nos EUA, por US$ 1.199. Não existe previsão de chegada no Brasil ainda.