A Apple anunciou que os seus MacBooks terão um recurso que vai permitir identificar água e outros líquidos e umidades na porta USB-C. A tecnologia será possível a partir de um novo sistema introduzido no macOS Sonoma 14.1, sendo muito parecido com a tecnologia que já é utilizada pelos dispositivos móveis da marca, como iPhones e iPads.
O sistema foi batizado de “liquiddetectiond”, descrito de forma oficial como Detecção de Líquidos e Mitigação de Corrosão”. Este será um processo que vai rodar em segundo plano e que vai coletar dados para descobrir se existe algum tipo de umidade nas portas físicas.
Para isso, ele busca especificamente aspectos que indicam essa presença, como mudanças bruscas de temperatura nas entradas, ou alterações na resistência elétrica causadas pelo líquido.
Neste primeiro momento, a Apple não informou como este alerta vai funcionar na prática. É possível que os usuários recebam algum tipo de alerta quando a umidade ou a água for encontrada nas portas, de uma forma muito parecida com o que acontece com os dispositivos mobile.
Mas também existe a possibilidade que este seja um sistema que funciona apenas realmente no background, fornecendo as informações e os dados para os técnicos e centros especializados que realizam manutenção destes computadores. Desta forma eles conseguiriam saber se o computador está molhado sem precisar abrir o equipamento.
Lembrando que, atualmente, os MacBooks e outros itens da marca já possuem os Liquid Contact Indicators (LCIs), pequenas placas que mudam de cor caso sejam expostas a líquidos. Na prática, o objetivo é o mesmo: indicar rapidamente aos técnicos se o produto foi molhado em algum momento.