Placas de vídeo estão entre os principais componentes de um computador e devem sempre ser analisados com cautela. Geralmente o computador chega com uma placa de vídeo acoplada com a processador, sendo a opção integrada. Os custos são mais baratos, mas acaba tendo muito menos rendimento do que a outra opção.

Saiba qual melhor opção de placa de vídeo para suas necessidades

Também é possível escolher um computador que tenha uma placa de vídeo dedicada, que acaba sendo uma peca separada e que atua de forma conjunta, mas ao mesmo tempo separada do restante do sistema. Ela se acopla como se fosse um periférico dentro do computador, bastando apenas ligar a mesma na placa.

Confira mais informações sobre cada modelo e saiba qual melhor se encaixa para suas necessidades:

Placa de vídeo integrada

Achar que uma placa de vídeo integrada não dá conta da grande maioria das tarefas realizadas em um computador no dia a dia é bobagem. Elas realmente entregam bastante em relação ao desempenho e conseguem alimentar até mesmo monitores com resolução 4D ou displays externos Full HD.

Ela oferece como vantagem o custo e também a portabilidade, por isso acaba sendo a opção da grande maioria dos notebooks, por exemplo. Os MacBook Air da geração anterior e os MacBook com display de retina trazem as placas Intel HD Graphics 6000 e 5300 integradas, respectivamente. Segundo a Apple, isso é suficiente para realizar tarefas regulares no macOS, além de ser possível editar vídeos por meio do Final Cut Pro.

Placas de vídeo dedicadas

Saiba qual melhor opção de placa de vídeo para suas necessidades

Apesar do grande poder oferecido pelas placas integradas, elas acabam não dando conta em determinadas situações nas quais o computador passa a ser exigido mais em relação a produção de imagens. E, dentre todos os casos, os jogos costumam ser as principais causas para a compra de um computador com placa de vídeo dedicada.

Eles acabam dedicando toda sua capacidade de processamento para a geração de imagens, e acaba sendo muito mais poder do que as placas de vídeo integradas. Portanto, além de ser uma opção para os gamers, também acaba se tornando interessante para aquelas pessoas que trabalham com softwares mais pesados na questão gráfica, como editores de vídeo ou de imagem.