A Samsung apresentou nesta semana o seu primeiro modem com tecnologia 5G para os padrões 3GPP, lançados em consórcio global no mês de junho. O nome do modelo anunciado é 5100, sendo compatível com novos espectros de rádio, incluindo os abaixo de 6 Ghz e entre 30 e 300 Ghz.
De acordo com as informações fornecidas pela fabricante, a amplitude de faixas faz com que o componente consiga atingir velocidade de 6 Gb/s e a conexão deve se expandir especialmente para os dispositivos que vão trabalhar com o conceito de Internet das Coisas.
A empresa afirma que o modem foi construído com uma tecnologia de 10 nanômetros, o que faz com que o dispositivo tenha uma excelente eficiência energética. Ele suporta as gerações anteriores da conexão, incluindo o 2G GSM, 3G e 4G, tudo em um único chip.
A empresa afirma que, usando as frequências abaixo de 6 GHz, o modem oferece transferências de até 2 Gb/s de downstream. A velocidade de 6 Gb/s é alcançada na faixa de 30 GHz a 300 GHz, conhecida como mmWave. Respectivamente, essas taxas são cerca de 1,7 e 5 vezes maiores do que as apresentadas na conexão 4G.
Testes com a tecnologia disponível foram feitos com o 5G padronizado pela 3GPP, chamado 5G NR e, de acordo com a empresa, acabaram sendo bem sucedidos. empresa utilizou uma estação-base 5G e um protótipo de equipamento de usuário final com o Exynos Modem 5100 incorporado, simulando condições reais da rede celular, em um ambiente sem fio
Com isso, a empresa espera contribuir para agilizar o desenvolvimento e a comercialização de dispositivos móveis que se utilizem da tecnologia 5G. A empresa ainda não revelou datas de lançamentos e nem preços.