A empresa chinesa Tencent, que é a dona da Riot Games (responsável por sucessos como League of Legends e Valorant) anunciou esta semana que vai começar a utilizar uma tecnologia de reconhecimento facial em seus games. O objetivo é criar um sistema que impeça que menores de 18 anos de idade fiquem jogando até tarde da noite.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela companhia, o sistema que está sendo criado se chama “Midnight Patrol” e deve funcionar basicamente como um toque de recolher digital. A companhia justificou o uso de dados biométricos em respeito às leis. De acordo com a Tencent, crianças têm trapaceado para jogar à noite com IDs de adultos. A "Patrulha da Meia-Noite" vai checar se o usuário que está ativo na plataforma é mesmo quem diz ser.
Um dos grandes motivadores para a criação deste tipo de sistema foram regras definidas pela China a partir do ano de 2019 e que tinham como principal objetivo reduzir as horas consumidas em jogos de videogame. O país estava vivendo uma preocupação em relação ao fato dos jovens estarem viciados em jogos e que isso estaria prejudicando a sua saúde.
As regras criadas pelo país impedem que menores de 18 anos (incluindo crianças e adolescentes) joguem entre 22h e 8h mais do que 90 minutos durante dias de semana e impõe limites mensais em microtransações.
O sistema da Tencent vai se utilizar da biometria para comparar os rostos dos jogadores cadastrados com um banco de dados do governo chinês. Adultos que forem expulsos por engano da plataforma de games ainda poderão enviar uma nova prova de rosto, mas quem se recusar a fazer o procedimento será removido e impedido de jogar na conta que estava sendo utilizada no momento da punição.
O sistema será incluído em mais de 60 jogos da Tencent, mas até o momento a medida não foi anunciada para o League of Legends, que é o jogo de maior sucesso da companhia e também a sua principal fonte de renda.