A experiência e jogabilidade dos principais títulos online estão em constante transformação e inovação. De tal forma que os novos lançamentos estão regularmente impressionando os jogadores com seu maior realismo e interatividade. Já percebeu que, cada vez mais, você também está fazendo parte do jogo?
Fonte: https://pixahive.com/photo/a-video-game-controller-2/
Ora, essa é, com certeza, uma das maiores tendências do gaming online para um futuro próximo, fazendo com que o próprio jogador se sinta parte do enredo, ao mesmo tempo que tem maior controle sobre tudo o que se está passando. Quem não se recorda do êxito de “The Last of Us”, onde era o jogador que escolhia o destino das personagens?
Assim, um pouco como funcionam os entusiasmantes caça-níqueis a Leovegas.com, onde a realidade do jogo nunca pareceu tão forte, o aumento tecnológico faz com que a experiência que tenha do jogo seja cada vez mais pessoal, criando uma sensação diferente para qualquer um. Porém, esse acaba sendo só um
Quais são os próximos passos do Gaming online?
Sendo essa uma questão muitas vezes debatida, a verdade é que existem algumas tendências e padrões, por parte das maiores desenvolvedoras de jogos do mundo, que parecem estar ditando como serão os jogos nos próximos anos.
Dessa forma, perceba quais são os pontos que deverão ser cada vez mais implementados, como forma de você também fazer parte do jogo, indo muito além de apenas o jogar:
- Adoção progressiva da realidade virtual (VR) - havendo já grandes empresas apostando no crescimento do VR, como é o caso do Facebook, um dos próximos passos mais prováveis a que grandes títulos sejam produzidos com base no VR, onde terá uma clara sensação de que você está dentro do jogo, funcionando como uma personagem.
- Jogos 3D – apesar de não ser uma tecnologia tão recente, se acredita, um pouco como acontece já nos cassinos online, que cada vez mais títulos tenham o “poder” de fazer com que suas personagens e símbolos pareçam estar saindo de sua telinha.
- Escolher o que vai acontecer a seguir – cada vez mais, a tendência é que você não tenha que seguir um enredo fixo no jogo, que seria igual para qualquer jogador. A ideia é que você trace sua própria história, criando uma sensação muito mais única e autêntica.
- Aposta mais forte nos jogos mobile – como a mobilidade, rapidez e facilidade são determinantes para o sucesso do gaming, as próprias desenvolvedoras deverão apostar ainda mais forte na jogabilidade mobile de seus principais títulos.
Indústria do Gaming está evoluindo, até no faturamento
A popularidade dos jogos online no Brasil, mas não só, é evidente. Atualmente, a rapidez com que os novos lançamentos chegam às pessoas, muito graças a “streamers” ou “youtubers”, nunca foi tão elevada, permitindo que as desenvolvedoras possam rentabilizar ao máximo seus novos jogos.
Porém, ao contrário do que acontecia em um passado recente, onde bastava o jogador comprar uma vez o jogo físico, começando a o jogar. Nesse momento, muitos desses jogos até são grátis, pelo menos em uma fase inicial. Isso acontece pois as empresas querem que o jogador fique conhecendo como tudo rola, mostrando confiança que sua jogabilidade irá permitir que o jogador acabe investindo ele mesmo no jogo.
Ou seja, essas grandes empresas, ao invés de se concentrarem somente na rentabilidade de vendas físicas ou online, estão cada vez mais focadas em lançar subscrições ou planos de pagamentos para que sejam os próprios jogadores a terem que pagar para acederem a recursos especiais do jogo. O Fortnite – um jogo inicialmente gratuito -, é exemplo disso mesmo, “obrigando” os jogadores a terem que pagar para obterem mais armas, skins e outros recursos, que dariam vantagem ao relação aos outros.
Finalmente, é claro que a indústria de gaming online, além de estar em constante evolução, também está conseguindo tirar partido ao máximo da popularidade das plataformas de streaming e redes sociais. Desse jeito, não parecem existir dúvidas que o gaming online está ainda em uma fase embrionária, sendo entusiasmante poder seguir seus próximos passos.