O Google anunciou oficialmente que descobriu uma possível falha de segurança no instalador do jogo Fortnite para os dispositivos móveis com Android. A empresa teria comunicado oficialmente a desenvolvedora Epic Games no dia 15 de agosto. De acordo com o Google, a instalação poderia deixar os smartpthones dos usuários vulneráveis à instalação de programas maliciosos.
O Fortnite se tornou um dos games mais populares da atualidade. A desenvolvedora recentemente lançou a versão para Android, uma vez que anteriormente ele podia ser jogado apenas nos dispositivos mobile da Apple. Mas a Epic Games optou por uma forma de distribuição diferente.
Primeiramente, através de uma parceria feita com a Samsung, decidiu tornar o game exclusivo por um tempo apenas para os usuários de telefones desta marca. Além disso, não colocou o jogo no Google Play. Dessa forma, os usuários precisam entrar diretamente no site do jogo para baixar o instalador.
No momento que o usuário faz o download, ele baixa um instalador, que posteriormente baixa um arquivo APK para o celular. A brecha entrada pelo Google se daria justamente neste momento, que deixaria o celular vulnerável, permitindo que outros softwares sequestrassem o aparelho para fazer o download de outros arquivos.
Após ser avisada da falha, a Epic Games corrigiu o problema em menos de 48 horas e lançou uma atualização para o instalador com a solução. No entanto, o conflito entre as duas companhias não terminou por aí. A Epic pediu para que o Google aguardasse por um período de 90 dias antes de revelar o problema ao público. O Google, por sua vez, fez o anúncio sete dias após a atualização com a correção ser lançada, o que está de acordo com a sua política de segurança.
Agora, a Epic Games e o Google trocam acusações. A desenvolvedora do game afirma que o Google foi “irresponsável” ao revelar detalhes técnicos da falha. Já o Google afirma que a segurança dos usuários é sua prioridade.