Muita expectativa girava em torno do tão aguardado lançamento do Gran Turismo 6 para Playstation 3. Eis que ele foi lançado, e uma das principais diferenças em relação aos outros da famosa franquia, além dos gráficos com melhor definição, são as microtransações, que permitem ao usuário comprar carros extras para jogar.
De acordo com esse sistema, um carro custa em média 20 milhões de créditos, que podem ser comprados com a soma de pacotes de 500 mil, 1 milhão, 2,5 milhões e 7 milhões de créditos, sendo que esse último lote custa o equivalente a 39,99 libras esterlinas.
Por exemplo, o Jaguar XJ13 custará aos fãs da série, algo em torno de R$ 465 (cerca de 120 libras esterlinas). Esse valor considerado alto pelos fãs desagradou a muitos, e já gerou protestos, desde a divulgação feita pela Sony, no último dia 4 de dezembro.
As criticas ao novo Gran Turismo 6 da Sony e seu sistema de microtransações não foram exclusivas. O jogo da concorrente Microsoft, o Forza Motorsport 5 também seu sistema de microtransações criticado, pois os preços também não agradaram aos fãs dos games da franquia. A Microsoft está sendo acusada de ter inflacionado o valor dos carros em moeda virtual, para desse modo, conseguir uma maior receita em dinheiro real (dinheiro vivo). As criticas foram tamanhas que a produtora do game, a Turn 10 realizou uma espécie de promoção por um fim de semana, onde os valores dos veículos seriam reduzidos em até 50%. Essa atitude gerou mais protestos ainda, pois foi encarada como uma tentativa de se corrigir um erro.
Gran Turismo 6 é um console exclusivo para a plataforma do Playstation 3 e é o primeiro game da Sony que apresenta um sistema de microtransações. Provavelmente a marca terá de revisá-lo, pois os fãs não aprovaram, ao menos até agora.
O seu lançamento, provavelmente encerrará o ciclo da franquia Gran Turismo na plataforma do Playstation 3, já que o novo Playstation 4 já está disponível no mercado. Seu produtor, Kazunori Yamauchi, sabendo da importância do momento, manteve o console praticamente no mesmo caminho do seu antecessor, o fabuloso Gran Turismo 5, que fez enorme sucesso. Yamauchi manteve o foco dos elementos do jogo praticamente inalterado, pois em sua opinião, essa estrutura é indispensável para o conceito da série Gran Turismo.
Os gráficos e o modelo de condução são de um realismo impressionante, muito superior ao anterior. Detalhes como o giro dos pneus no asfalto, a reação do sistema de freios e de amortecedores estão mais realistas do que nunca, o que faz com que o conjunto do game tenha melhorado ainda mais.