A Sony apresentou nesta semana o novo DualSense Edge, joystick Pro para o PS5 que tem como principal público alvo os jogadores profissionais ou aqueles que buscam um melhor desempenho em jogos online competitivos. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o controle será lançado no dia 26 de janeiro de 2023.
O novo controle de alta performance do console da Sony traz diversas opções de personalização com botões extras, analógicos substituíveis e acompanha um estojo de transporte.
O controle terá, junto no pacote, mais 3 conjuntos de capas que podem ser utilizadas para personalizar os controles do videogame. Além disso, ele também terá 2 conjuntos de botões traseiros, sendo um arredondado e outro padrão alavancas. Estes botões podem ter funções extras configuradas dentro dos jogos, variando de acordo com o título.
Uma das novidades mais interessantes são os módulos das alavancas analógicas, que permitem a troca por inteiro caso apresentem algum defeito, como o temido "drift". A versão Edge também mantém todas as funções pelas quais o controle DualSense atual é conhecido, como os gatilhos adaptáveis e resposta tátil em jogos do PS5.
O controle também vai oferecer a possibilidade de remapear os botões, além de realizar ajustes de sensibilidade dos analógicos e também nos gatilhos. O controle conta também com botões na parte inferior que permitem ajustar o volume do headset, essencial para jogos estilo Battle Royale, e mudar rapidamente entre diferentes perfis de configuração do controle para diferentes games.
O cabo de recarga também muda, sendo neste modelo trançado e com uma opção para travar sua conexão com o joystick, de forma que ele não se desconecte acidentalmente. Será possível carregar o DualSense Edge diretamente no estojo de transporte, e ele também será compatível com a base de recarga do DualSense padrão já lançada pela Sony.
O preço anunciado para os Estados Unidos é US$ 199, algo em torno de R$ 1.054, em conversão direta e sem impostos. Por enquanto, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.