O Google está prestes a lançar um novo recurso destinado aos jogos abertos via Google Chrome e que promete uma série de melhorias. Chamado de WebGPU, a previsão é de que o lançamento aconteça já no próximo mês, sendo que ele deve chegar junto coma a atualização do navegador, na sua versão 113.
A ferramenta vai permitir que o navegador, no momento em que estiver rodando um determinado jogo, consiga acessar melhor a placa de vídeo que estiver no computador do usuário, melhorando assim a qualidade dos gráficos de softwares pesados no modo online. Os primeiros sistemas operacionais que vão receber a novidade são o Windows 10 ou o Windows 11, macOS e Chrome OS.
O recurso reduziria consideravelmente a quantidade de códigos que precisam ser escritos pelos desenvolvedores para atingir o mesmo nível de qualidade encontrado nos games atuais. Com menos códigos sendo processados, existe uma otimização do sistema de uma forma geral, incluindo menos consumo de recursos da máquina.
Além disso, a WebGPU vai permitir um trabalho com aplicações de aprendizado de máquina de forma local, utilizando também os recursos do PC do usuário, sem depender apena de um servidor remoto.
Essa versão é uma evolução do WebGL, API que é baseada nos códigos do OpenGL. O projeto está sendo desenvolvido desde 2017 por um grupo de trabalho que abrange profissionais de Apple, Intel, Microsoft e Mozilla, além do próprio Google. A ferramenta pode ser testada por quem tem acesso à versão beta do Chrome.
A nova API também deve ser disponibilizada, em breve, para outros navegadores, como Firefox e Safari.