Discretamente a Microsoft deu início a uma série de processos ao longo do final do ano passado com o objetivo de terminar com as linhas de produção do Xbox One, considerado como um dos consoles de maior sucesso da indústria dos videogames. De acordo com as informações que posteriormente foram confirmadas, além do console base, a empresa também não está mais fabricando o Xbox One X e nem o Xbox One S.
Ao longo das últimas semanas, varejistas e distribuidoras do mundo todo já pararam de receber o console. Eles passaram a vender apenas os consoles que já tinham chegado nas lojas De acordo com Cindy Walker, diretora sênior de marketing de produtos do console Xbox: “Para focar na produção do Xbox Series X/S, paramos a produção de todos os consoles Xbox One no final de 2020”.
A empresa confirmou ainda que confia na capacidade de abastecer os estoques de lojistas com os consoles da nova geração, mesmo diante da crise da falta de semicondutores que está afetando a produção de diversos tipos de itens eletrônicos. Mesmo tendo fabricado menos o Series S do que o Series X, já que a versão é mais barata, a empresa entende que conseguirá atender a demanda dos consumidores.
Por outro lado, a principal concorrente da Microsoft no segmento de consoles, a Sony, confirmou recentemente que vai continuar produzindo o PlayStation 4, mesmo com o lançamento e com a grande procura que está tendo mundialmente do console PlayStation 5.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela Sony, a empresa japonesa vai continuar fabricando unidades do PS4 até o final deste ano. O principal objetivo é suprir a falta justamente do console PS5 no mercado.