De acordo com informações que foram divulgadas recentemente através de um levantamento feito pela Fast Facts, da Trend Micro, empresa multinacional de cibersegurança com sede no Japão, o Brasil está entre os países que mais sofrem com ataques de ransomware. Os dados revelam que o país está entre os 5 países que mais precisam lidar com este tipo de ameaça eletrônica.
O Brasil aparece na 4ª colocação, atrás apenas de EUA, Japão e Taiwan. Completa o top 5 deste ranking de segurança a Turquia. A média de ataques ficou em torno de 1 milhão, depois do salto registrado em março, de 2,5 milhões.
Os dados da pesquisa mostram ainda que o setor governamental continua sendo o mais visado pelos criminosos em relação aos ataques que são feitos no Brasil Outras áreas que também acabam sofrendo muito com os ataques são as de Educação e da Indústria. Os segmentos de Seguros e Saúde também estão entre os preferidos para ataques do tipo.
O Brasil também está entre os países que mais sofrem com golpes de extorsão por e-mail (68% das ameaças detectadas eram por e-mail), incluindo os de cunho sexual. Neste sentido, o país perde apenas para os EUA e Índia. O top 5 de países com mais ataques por e-mail tem Estados Unidos (29,9%) como principal alvo, seguidos pela China (14,1%), Japão (7%), Alemanha (5,2%) e Rússia (4,7%).
No mundo inteiro, os principais alvos dos cibercriminosos acabam sendo as grandes empresas e corporações. Apenas no primeiro semestre de 2022, cerca de 8 milhões e 32 mil ataques desse tipo já foram realizados em todo o mundo.
Sobre o desempenho da própria empresa, o relatório afirma que de janeiro a junho a Trend Micro bloqueou, ao todo, 63,7 bilhões de ataques cibernéticos – em 2021, o total do ano foi de 94,2 bilhões de tentativas, o que demonstra a tendência de crescimento neste ano.