Pesquisadores da Arábia Saudita apresentaram recentemente um equipamento que deve ajudar muito, especialmente nas regiões que enfrentam altas ondas de calor: um ar-condicionado que pode funcionar sem eletricidade. Na verdade, o sistema não pode ser considerado o ar-condicionado propriamente dito, já que a forma como ele resfria o ambiente é diferente dos equipamentos convencionais.

Cientistas inventam ar-condicionado que funciona sem eletricidade

De acordo com as informações que foram apresentadas pela equipe da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (KAUST), o novo equipamento é capaz de resfriar um ambiente inteiro ou refrigerar alimentos a 3,6 ºC. E todo este poder consegue ser obtido utilizando sal e luz solar.

O projeto se utiliza de uma premissa chamada de “mudança de fase”, quando os cristais de sal se dissolvem na água quente, que esfria rapidamente à medida em que o sal se dissolve. O tipo de sal escolhido pelos pesquisadores foi o nitrato de amônio, devido à sua alta solubilidade em água e grande poder de resfriamento — quatro vezes maior do que o cloreto de amônio, que foi o segundo sal com melhor desempenho nos testes.

Cientistas inventam ar-condicionado que funciona sem eletricidade

Este sal pode ser cristalizado e reutilizado após ser dissolvido pela evaporação da água. Uma vez coletado, ele se torna uma forma de energia solar armazenada, pronta para uso quando necessário.

Dados do experimento que foram divulgados afirma que o equipamento conseguiu resfriar o espaço ao redor de um copo de metal com nitrato de amônio da temperatura ambiente (aproximadamente  25 ºC) para 3,6 ºC em apenas cerca de 20 minutos. Depois, a temperatura permaneceu abaixo de 15 ºC por mais de 15 horas.

O invento pode acabar se tornando uma importante base para a criação de equipamento que realmente consiga oferecer este tipo de resfriamento gastando muito menos luz do que os aparelhos de hoje em dia.