Motos e carros voadores são projetos esperados para o futuro, mas e se esse futuro finalmente chegou? Desenvolvida pela Aerofex, uma empresa americana inovadora, a Aero-X chega em 2017 segundo os projetos iniciais de dois anos atrás. A empresa trabalha para que a moto seja comercializada há dois anos, e agora veio a certeza de que esta será vendida: Foi disponibilizada uma pré-venda a qualquer pessoa que ofereça 5 mil dólares de entrada além dos 85 mil na estreia da moto, para efetivar a compra. 

Mesmo que a Aero-x ainda não seja visualmente bonita e nem compacta (tendo o tamanho de um carro pequeno), ela consegue carregar até duas pessoas (motorista e passageiro, como uma moto normal) suportando um peso máximo de 140kg. Ela voa, no máximo, quatro metros de altitude, e tem autonomia de uma hora e quinze minutos com o tanque cheio, funcionando até em cima de água.

Aero-X

Ao invés de contar com rodas e pneus, a Aero-X tem dois rotores feitos de fibra de carbono que operam de forma semelhante às hélices dos helicópteros. Ela conta com computadores de bordo, giroscópios e acelerômetros, que controlam as condições do vento e a pressão do ar.

A moto voadora tem seu projeto original datado da década de 60, mas foi deixado de lado na época, pois não conseguiram que ela tivesse a estabilidade necessária para não tombar de lado. O projeto atual resolveu essa questão, trabalhando com um sistema mecânico controlado por duas barras ao lado dos joelhos, que fazem com que o veículo possa usar o equilíbrio natural do piloto e manter-se de pé. 

Moto Aero-X

Muitas comparações com a Speedbike da saga Star Wars, foram feitas na época do lançamento da ideia. O modelo testado até agora não é tão ágil ou veloz quanto os aparelhos apresentados no filme, podendo chegar a 48 quilômetros por hora. Ela conta com uma excelente mobilidade, podendo passar por baixo de pontes, entre muros e árvores. Os testes da moto foram feitos no deserto de Mojave, na Califórnia, pelos próprios desenvolvedores do projeto.

Nos resta assentar a curiosidade e esperar por maiores novidades da Aero-X. Vários vídeos de demonstração estão disponíveis pela internet, mostrando as primeiras condições da moto voadora, que mais parece uma nave do que uma moto. Então, será que em poucos anos enfrentaremos um trânsito aéreo com várias motos e carros pelo céu? Parece que em breve teremos a resposta para essa pergunta.