Quando pensamos estar a frente do mundo tecnológico, de um dia para o outro, a evolução dos hardwares prova que sempre estaremos alguns passos atrás da novidade, sempre fora do alcance da modernidade. A prova disso é a seguinte: Logo no inicio de 2015, a ARM já arremata o anuncio de novos processadores da empresa, que já estarão disponíveis no mercado a partir de 2016.
Segundo a nota oficial oferecida pela empresa, diversas montadoras que tiveram interesse em adquirir os novos modelos já poderão encomendar os projetos logo neste ano, incluindo a novidade do momento: O Cortex-A72.
Detalhes sobre o Cortex-A72
O novo produto anunciado pela ARM conta com uma CPU de alta potencia, com 68 bits ARMv8, desenvolvido para celulares e tablets. De acordo com a empresa, o produto possui o dobro do desempenho do atual Cortex-A57 e mais de 3,5 vezes do poder do Cortex-A15. Construído com tecnologia de 16 nanômetros, com a nova GPU Mali-T880, que é cerca de 1,8 vezes mais rápida que a atual Mali-T760.
O anuncio da empresa também conta com um novo sistema de comunicação que é capaz de dobrar a velocidade da banda de transmissão dentro do SoCs. O CoreLink CCI-500, como é chamado o sistema, pode aumentar a eficiência do programa como um todo, otimizando seu trabalho e rendimento.
Vantagens do novo processador Cortex-A72
Além das melhorias de rendimento mecânico, outro fator que contribui com a eficiência do novo processador é a garantia de melhorias energéticas, contando com o consumo de até 75% menos energia que os outros processadores antecessores de nível e desempenho similar.
A ARM trabalha com o desenvolvimento de alguns designs de chips para outras empresas, como a Qualcomm, mas em seus projetos mais ambiciosos, a empresa tem o costume de trabalhar com designs proprietários. Enquanto isso, nomes como Samsung, Mediatek, HiSilicon e Rockchip utilizam CPUs e GPUs ARM em quase todos os modelos desenvolvidos em seus SoCs.
Os novos chips de processador de alto nível desenvolvidos pela ARM podem ser poderosos o suficiente para permitir modos de gravação e reprodução de vídeos em 4K a 120 fps, oferecendo jogos com qualidade de “nível-console” em celulares e tablets da nova geração de dispositivos móveis e eletrônicos.
Oferecendo uma experiência de alto nível aos smartphones e tablets, o novo processador estará disponível para venda logo ao fim de 2015 ou no inicio de 2016, com alta velocidade de produção.