A expressão Black Friday surgiu para designar um tipo de ação de vendas, em grande escala, realizada todo ano, na 4ª sexta-feira do mês de novembro, sempre após o feriado importante de Ação de Graças.

A história desse nome é pouco precisa. Há pessoas que informam que o seu início foi na década de 1960, na Filadélfia – EUA. A polícia, então, chamava a sexta-feira depois do feriado de Ação de Graças, porque havia sempre muitos congestionamentos, que acabavam por atravancar a cidade. Isso ocorria porque esse era o momento no qual abria-se a temporada de compras para o Natal.

Por outro lado, outra corrente aponta que essa expressão se deve a um grande momento de crise financeira do país, no ano de 1869 e, mais tarde, retomado em 1966. Sua popularidade apenas se concretizou quando, em 1975, artigos de jornais se referiam à loucura que as cidades viravam nessa época. “Black Friday” também era sinônimo de conforto para toda a rede de varejistas, que lucravam bastante com as grandes vendas.

Black Friday

No começo da década de 1980, foi criado um código que estabelecia que a cor vermelha seria utilizada para fazer alusão a valores negativos das finanças; já a cor preta apontava os valores positivos. Ou seja, do início de janeiro até o mês de novembro, eram sempre dados vermelhos. Apenas em novembro até dezembro, ocorria um período positivo. Daí foi um pulo até que Black Friday virasse o dia de maior lucro do comércio, que abria uma época muito positiva para todos os lojistas.

A expectativa do varejo é tão intensa que, neste dia, muitas lojas abrem até mesmo antes do expediente normal – com alguns estabelecimentos chegando a abrir até 4 horas mais cedo, para atender um público ainda maior. Formam-se grandes filas, pessoas conseguem folga e o consumo realmente é intenso. Descontos bem altos são oferecidos, e verdadeiras pechinchas podem ser feitas nesse dia. Tudo isso, porque é o momento em que os donos das lojas querem eliminar seus estoques, abrindo se aos lançamentos específicos para o Natal. Com o sucesso dessa prática, outros países começaram a adotá-la, tal qual Brasil, Grã-Bretanha, Austrália, Canadá, Portugal, Paraguai ,entre outros.

Somente no ano de 2010 o Black Friday começou a ser realizado no Brasil. Primeiro, por uma empresa de busca de descontos – sendo a primeira edição completamente online e, pouco depois, mais de 50 lojas foram envolvidas. Os descontos oferecidos foram de algo em torno de 40% - bem distantes dos 70% que os norte-americanos praticam.