Esperou as festas de fim de ano passarem e as liquidações surgirem para trocar de celular? Então chegou o momento de avaliar todas as propostas e ofertas que diversas lojas vem anunciando desde a entrada de 2015.
O mercado de telefonia vive em constante atualização, trazendo produtos cada vez mais modernos, versáteis e inovadores. Uma infinidade de aparelhos, de diversas marcas, modelos, cores e funcionalidades ficam à disposição dos consumidores assíduos por tecnologia.
No entanto, dentre tantas opções que são oferecidas aos clientes, qual opção é a mais adequada na hora da aquisição? O que levar em consideração? Confira cinco dicas que vão ajudar na hora de finalizar a compra:
Marca
Esse costuma ser um ponto muito relativo, mas o que deve ser levado em consideração é o gosto pessoal de cada um. Há consumidores que são fieis a certas marcas e não abrem mão dela.
Objetivo
Hoje em dia a função de ter um celular não é apenas fazer ou receber ligações. Se ele permite acessar as redes sociais, conferir o extrato bancário, ler notícias as notícias do dia e ainda dar um alô para a mãe e questionar sobre a janta, este aparelho, sem sombra de dúvidas, já ganhou o coração de muitas pessoas. Outros, no entanto, preferem aparelhos mais simples, cuja função principal é apenas receber e efetuar ligações.
Preço
O preço está bem ligado ao item anterior. Uma vez definido por qual motivo comprar um aparelho e quais funções ele deve ter, já é possível imaginar uma média de valor a ser investido. A premissa é bem simples: os mais baratos, são os mais simples. Já os mais caros, possuem maior dinamismo, funcionalidades e tecnologia de ponta.
Sistema
Atualmente, existem quatro sistemas operacionais vigentes no mercado nacional de telefonia.
Android - É o mais presente dentre os celulares vendidos no país e o mais fácil de usar. Contudo, pode pecar um pouco no sentido segurança, uma vez que alguns aplicativos disponibilizados pela plataforma podem transmitir vírus ou compartilhar dados do usuário sem autorização prévia.
iOS – Presente em iPhones, o sistema oferece aplicativos e uma séria de funcionalidades controladas pela própria Apple, o que gera maior segurança e qualidade de seus produtos. O único inconveniente quando se fala na marca é o preço. Para adquirir um celular da empresa, o usuário tem que desembolsar, no mínimo, R$ 1500. O iOS também é conhecido pela exclusividade, ou seja, alguns aplicativos disponibilizados na Apple Store não serão encontrados em outras plataformas.
Asha – Presente em celulares com algumas características de smarphones, o Asha é bem limitado. Existe pouca oferta de aplicativos e alguns aparelhos não aceitam a tecnologia 3G.
Windows Phone – Sistema da Microsoft que, se comparado aos concorrentes, deixa muito a desejar, mas de visual bastante interessante e que vem ganhando espaço no mercado de telefonia móvel.
BlackBerry – A empresa não tem investido muito em celulares para consumidores domésticos. O último aparelho lançado pela marca tem um apelo mais corporativo e desempenha bem a troca de emails empresarias.