O computador é uma máquina que processa diversas informações eletronicamente, que também pode ser programado para muito outras tarefas. Com isso, facilita a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo capaz de conectar alguém de uma ponta do país com outra de qualquer lugar. Porém, essa máquina poderosa pode se danificar com o tempo, devido ao uso incorreto ou sem prevenções contra os temidos vírus.
Vírus no computador são programas muito pequenos e invisíveis que o sistema operacional não consegue identificá-los. Eles são desenvolvidos para alterar clandestinamente os softwares instalados em um computador. Possuem um comportamento semelhante à de um vírus biológico, isso porque precisam de um hospedeiro e se multiplicam com o tempo.
Para proteger o computador contra vírus e ameaças não é difícil. Basta seguir algumas indicações.
O primeiro passo é instalar um programa antivírus. O programa serve para defender e inibir a máquina contra qualquer tipo de vírus. O principal objetivo é verificar todos os dias se há algo de estranho tentando entrar no sistema operacional, no e-mail e também em arquivos. Mas, para garantir o funcionamento efetivo é necessário mantê-lo atualizado.
Atualmente, no mercado são vendidas diversas marcas de antivírus, com assinaturas anuais que são renovados conforme a necessidade.
Também há outras formas de se prevenir, entre elas estão, não abrir e-mails de pessoas desconhecidas ou também anexos estranhos. Além disso, utilizar um bloqueador de pop-ups no navegador é importante, os pop-ups são pequenas janelas de anúncios que aparecem sobre o site em exibição. A maioria pode ser de anunciantes, porém, também contém código inseguro. O bloqueador serve para impedir anexos perigosos.
Manter o Windows atualizado também faz parte de uma manutenção de qualidade. Isso porque, a Microsoft libera atualizações de segurança especiais que podem ajudar a proteger o computador. Dessa forma, essas atualizações ajudam na prevenção contra vírus e demais ataques à máquina, fechando possíveis escapes de segurança.
É importante ter consciência de como os sites de web podem usar as informações particulares. Assim, ajuda a prevenir contra roubo de identidade e fraudes. Grande maioria dos navegadores guardam informações sobre os sites que o internauta visita e também informações que os sites muitas vezes solicitam ao usuário, como nome e endereço.
Por isso, ao fazer uso de uma máquina deve tomar cuidado com arquivos e fazer utilizar somente fontes confiáveis. Não é difícil proteger e livrar o computador dos vírus. Hoje em dia, há muitas informações sobre o assunto e formas de se prevenir.