Não é só a Black Friday que pode oferecer boas oportunidades de compras pelos Estados Unidos: A Cyber Monday, data criada por empresas de marketing na tentativa de estimular as compras online, também é uma boa época para fazer suas compras com maior economia e variedade.
Aproveitando um mercado bem amplo e dinâmico, os EUA contam com um grande estímulo na realização destes tipos de eventos, onde podem abaixar preços, realizar descontos e contribuir com compras mais baratas aos seus consumidores.
O público, por sua vez, não perde tempo: Com oportunidades muito boas em todos os setores de mercado, a chance é uma boa alternativa para fazer as compras de seus sonhos em preços bem mais baixos.
O que é a Cyber Monday
A Cyber Monday, diferentemente da Black Friday, se refere apenas às compras online. Esta data é realizada numa segunda-feira após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, sendo uma oportunidade desenvolvida pelas empresas norte-americanos de adquirir certos produtos por preços mais baixos pela internet.
A estreia da data foi feita em 28 de Novembro de 2005, quando um comunicado da imprensa Shop.org foi lançado para divulgar o evento. Na descrição, dizia: “Cyber Monday rapidamente se tornando um dos maiores momentos para compras online”.
Promoções da Cyber Monday
O evento tem promovido grande diferencial no mercado deste período do ano nos Estados Unidos, motivando até a análise estatística sobre o público motivado às compras na data em questão. Em um estudo feito em 2005, o eHoliday Mood Shop.org/Bizrate Research, a análise identificou que 77% dos varejistas online disseram que suas vendas aumentaram substancialmente na segunda-feira após o feriado, fator que contribuiu para uma tendência que está dirigindo graves descontos e promoções online na tal “Cyber Monday” do ano em questão (2005).
Em 2010, seguindo a mesma ideia do estudo feito em 2005, a comScore relatou que os consumidores gastaram US$ 1.028 bilhão em linha na Cyber Monday, sendo o maior dia de gastos de 2010.
Expansão da Cyber Monday
Com o sucesso do dia de ofertas norte-americano, a Cyber Monday se tornou um termo de marketing internacional, sendo adaptado para os mesmos fins entre varejistas online de países como Canadá, Chile, China, Colômbia, Alemanha, Irlanda, Japão, Portugal e Reino Unido.
No Brasil, este ano, os sites do país ofereceram descontos de até 51% nesta Cyber Monday, aderindo à ideia com muita disposição e oferecendo descontos muito diferenciados.