Tudo que você necessita na internet, seja uma dúvida a esclarecer, algo que queira saber mais a fundo, ou até mesmo localizar um site, é tudo pesquisado via sites e mecanismos de buscas, não é? Mas o que poucas pessoas sabem é que alguns sites estão literalmente escondidos, protegidos de alguma forma. Algumas páginas não estão disponíveis para serem localizadas através dos mais variados sites do seguimento buscas. Por conta dessa situação, as páginas escondidas estão na Deep Web. Elas estão em uma parte submersa nas profundezas dos oceanos da web; a simbologia dos Deep Web é um iceberg. Através deste post você poderá entender melhor o significado da nomenclatura Deep Web.
O que é a Deep Web?
Seguindo dados históricos da Deep Web, atualmente existem cerca de um trilhão de páginas não registradas e que não fazem parte da rede convencional. O número ultimamente vem crescendo, muito pelos estudos e por conta dos registros das empresas para tentar frear a onda que a Deep Web causa. Para se ter noção do eminente crescimento, no ano de 2004 era sabido que existia cerca de 300 mil páginas sem um devido registro. O país que ocupa a primeira posição em relação a sites sem estar em mecanismos de busca é a Rússia. O criador da Deep Web é Mark Bergman, que após um estudo, apresentou sua tese em 2001. Segundo ele, a busca na rede mundial de computadores no dia a dia pode ser semelhante a como arrastar de uma rede no fundo do oceano. "Pode-se pescar um peixe grande, mas há uma grande quantidade de informações que está no fundo, e, portanto, faltando".
A teoria da Deep Web, ou numa tradução livre para o português, internet oculta ou internet invisível, vem sendo muito estudada e desenvolvida por técnicos de diversos países do mundo. Hoje, há uma rede que inclui polícias de todo mundo para desvendar alguns mistérios da Deep Web: Polícia Federal, no Brasil; e do FBI, nos Estados Unidos, que batalham para combater qualquer tipo de crime que possa estar ligado entre os sites presentes na rede Deep Web. Entre os crimes mais comuns, estão os que atentam contra os direitos humanos. Justamente por serem ocultos a sites de buscas, somente tem acesso aqueles pessoas do círculo único, ou seja, pessoas que acessam tem interesses comuns vinculados a página, o que torna muito mais perigoso.