Alcançar um nível de segurança digital não é difícil e é fundamental não somente conhecer, mas, colocar em prática no computador, seja em uma máquina do ambiente de trabalho ou particular.
Há diversas dicas para deixar a máquina protegida, conseguir atualizar e manter sempre longe dos vilões, as fraudes digitais. Grande parte das fraudes acontece em sites que pedem dados pessoais, como nome e endereço. Entre eles, estão os sites envolvendo bancos, que ganham em número de vítimas a cada ano. Muitas pessoas tem medo de ser enganado, ter as senhas pessoais descobertas e até mesmo o dinheiro roubado.
Por isso, é bom estar atento em sites desconhecidos e manter a máquina sempre em dia contra eventuais fraudes. Basta seguir algumas dicas para se livrar desses golpes e se proteger diariamente.
Instalar um programa de qualidade de antivírus e manter o mesmo atualizado diariamente, é uma das melhores maneiras de ter o sistema seguro. O programa precisa ser configurado para filtrar em tempo real e diariamente, todos os programas que são executados ou entrarem no computador de qualquer maneira.
Atualmente, no mercado há diversas marcas que podem ser encontradas, entre as melhores e mais usadas opções de programa antivírus são: Kaspersky Lab, PandaVirus, NOD32 (Eset), Norton/Symantec, AVG, Avira, Avast. Alguns destes programas existem em versão limitada e gratuita.
Outra forma importante de proteger a máquina é antes de utilizar qualquer site de compras e fornecer dados dos cartões de crédito ou banco, devem-se procurar informações sobre sua credibilidade, confiabilidade e segurança. É necessário também verificar se o site utiliza, para a troca de dados e informações, uma área segura baseada em criptografia (SSL). Para isso, é só confirmar que no próprio navegador apareça um cadeado fechado ou uma chave no canto inferior da tela.
Um exemplo de fraude é quando ao abrir a caixa de entrada de um e-mail, o usuário se depara com e-mails de bancos pedindo desculpas para informar que a chave de segurança não está cadastrada ou vulnerável a golpes. Assim, recomendam que o internauta faça um recadastramento clicando em algum link no corpo do e-mail. Além de enviar, e-mails informando de algum tipo de promoção ou até mesmo avisar que ganhou prêmios. Mas, sempre pedindo para clicar em algum link.
Esses links são vírus, que quando clicados danificam o computador, e alguns são fatais. É bom saber que geralmente os bancos não utilizam esta forma para avisar seus clientes sobre a maioria dos assuntos.