Todo mundo conhece o logotipo do Google, afinal de contas, ele representa o site de busca mais utilizado e famoso do mundo todo. O que poucos sabem é que esse logotipo foi criado pelo designer gráfico Ruth Kedar, e que desde 1998 até os dias de hoje, já sofreu 3 grandes alterações.
O logotipo atual, também desenvolvido por Ruth Kedar, está no ar desde 19 de setembro de 2013. O anterior foi utilizado de 31 de maio de 1999 até 05 de maio de 2010, e tinha como principal característica o abandono do ponto de exclamação do logotipo original. O primeiro logotipo da Google foi utilizado de 1998 a 1999 e tinha como principal característica o ponto de exclamação ao final do nome.
Com o passar dos anos, a Google atingiu patamares inimagináveis pelos seus criadores, se tornando parte integrante da cultura do mundo atual. E justamente por causa disso, que a Google passou a desenvolver logotipos comemorativos, em virtude de datas e comemorações importantes, tanto para a história, como para a cultura e política. Esses logotipos especiais receberam o nome de Doodles.
O primeiro Doodle que a Google disponibilizou ao público foi criado em homenagem ao festival Burning Man de 1998. Ele foi encomendado aos designers Larry Page e Sergey Brin.
Em 2000, ambos pediram para um estagiário da Google chamado Dennis Hwang para desenvolver um Doodle especialmente em virtude das comemorações do Dia da Tomada da Bastilha.
Hwang fez o que lhe foi pedido e o resultado agradou tanto e fez tanto sucesso que até hoje é ele quem cria todos os Doodles que aparecem sempre que há alguma data comemorativa importante.
Os Doodles, além de lembrar datas importantes, também servem para homenagear e lembrar aniversários de figuras ilustres, como cientistas, artistas e inventores famosos. Dentre os homenageados pelos Google Doodles estão Andy Warhol, Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Nikola Tesla, John Lennon, Michael Jackson, Akira Kurosawa, H. G. Wells, Júlio Verne, entre outros.
Com o passar do tempo, os Doodles foram evoluindo e ficando cada vez mais elaborados, sempre explorando e estilizando o tradicional logotipo da Google. Hoje há Doodles interativos, que permitem que o usuário clique e interaja com a imagem e inclusive seja levado a ter mais informações sobre a figura homenageada, por exemplo.
Há também, uma versão incolor do logotipo da Google, que é utilizada para simbolizar respeito e luto em relação a algum acontecimento trágico.