Cerca de um mês após anunciar a compra do sistema de mensagens instantâneas WhatsApp, o Facebook demonstra que sua sede por crescimento ainda não foi saciada totalmente. E talvez nunca venha a ser.
Pois o alvo da vez foi a desenvolvedora de programas de realidade virtual chamada Oculus VR, que foi adquirida pelo Facebook pela bagatela de 2 bilhões de dólares! O que mostra que dinheiro não é problema para a empresa de Mark Zuckerberg.
O montante que será pago pelo Facebook pela aquisição da Oculus VR será dividido da seguinte maneira, em uma transação bastante meticulosa: 400 milhões de dólares em dinheiro mais 23,1 milhões de ações da mais famosa rede social do mundo, o que significa um valor de 1,6 bilhão de dólares, segundo a última avaliação feita.
Com isso, os 2 bilhões de dólares serão completados, o que torna esse mais um dos milionários negócios de aquisição feitos pelo Facebook nos últimos tempos. O mais recente desses negócios foi a compra do WhatsApp, há cerca de um mês, pela fortuna de 16 bilhões de dólares.
A compra da Oculus VR é parte de um plano ambicioso do Facebook, que pretende usar sua mais nova aquisição para se preparar para o futuro, já que, segundo as palavras do próprio Zuckerberg, “os dispositivos móveis são a plataforma de hoje e agora também estamos nos preparando para as plataformas do futuro”.
A ideia é usar as criações da Oculus VR para expandir ainda mais os tentáculos do Facebook para outros ambientes, tornando a rede social altamente antenada com os rumos do mundo tecnológico.
A Oculus VR foi criada em 2012, e apesar do pouco tempo, a empresa cravou seu nome no mercado tecnológico ao anunciar a criação do Oculus Rift, que é sua primeira criação.
Foram mais de 75 mil pedidos para esse produto, que tem uma tela que projeta jogos de videogame e outras coisas, como filmes, por exemplo.
A Oculus VR tinha anunciado que o Oculus Rift chegaria ao mercado mundial somente no primeiro semestre do ano que vem. E com os olhos bem atentos, Mark Zuckerberg logo se apressou em comprar a empresa para fazer parte de mais esse novo movimento do mundo tecnológico.
Agora resta saber qual será o próximo passo do Facebook. O que será que a mais famosa rede social do momento irá comprar nos próximos meses?