O Google Glass é considerado, por muitos especialistas e curiosos, como o principal gadget do momento. Esse fato impressiona, uma vez que o mesmo ainda não foi sequer lançado no mercado. Entretanto, tal ‘popularidade’ pode ser medida porque todos os veículos de mídia, especializados em tecnologia têm noticiado, quase que diariamente, esse acessório, criado pela gigante Google.
Um dos aspectos que mais chama a atenção nesses óculos tecnológicos é justamente seu caráter multifuncional, permitindo, de uma só vez: tirar fotos, mandar mensagens instantâneas, promover videoconferências, que obedeçam apenas a comandos de voz, entre outros.
Com isso, a Google parece ter estabelecido um patamar futurista para sua mais recente criação, revolucionando o mercado e agitando a concorrência, que precisa ‘contra-atacar’ com rapidez e precisão. Por outro lado, se algumas pessoas estão ansiosas por comprar o seu – ou, pelo menos, conhecer os óculos mais de perto –, há setores que veem o Google Glass com muita desconfiança e já pretendem proibir seu uso em estabelecimentos como bares e afins. Segundo esses, há risco para a privacidade dos indivíduos, por exemplo, em cassinos, que enxergam na invenção um terreno propício à fraude nas apostas.
Esse tipo de desconfiança de partes do público é visto como um grande obstáculo ao crescimento de vendas do gadget, e pode afastá-lo de ser um produto eminentemente popular. Um terceiro grupo pensa, ainda, que o objeto possa interessar somente aos mais aficionados por engenhocas avançadas – como geeks em geral – em um item caro sem uso prático.
Alguns especialistas na área de marketing, no entanto, profetizam que qualquer novidade muito inovadora, em primeiro lugar, é vista com intensa desconfiança, mas, com o tempo, passa a ser aceita e se populariza entre determinadas classes sociais. Entretanto, tal sucesso só chega, quando a base de clientes se expande, fazendo com que sejam adquiridas mais unidades de tais utensílios.
Assim, os marketeiros acham que essa tecnologia ‘embutida’ em acessórios usáveis é uma tendência, significando o próximo passo da telefonia móvel, por exemplo. Assim, o crescimento deve ser enorme, nos próximos 5 anos.
A Google sabe dos riscos implicados em sua nova missão, então, o lançamento vem sendo feito bem aos poucos, em grupos selecionados, que são posteriormente entrevistados e a mensagem a ser vinculada é sempre a de ‘facilidade de uso’ do instrumento, o que é muito importante, pois tende a vencer a resistência inicial das pessoas.
Por essa razão, há mais de 8 mil pessoas ao redor do globo, no momento, experimentando e testando os Google Glasses.
Segundo rumores, o preço de venda do Google Glass deverá ser de apenas US$ 300 – cerca de R$ 650 – e a data de lançamento ainda não foi confirmada, embora, segundo fontes próximas à empresa é um evento que deve ocorrer entre final de 2013 e começo de 2014.