Uma notícia mexeu com o imaginário das pessoas e assustou muita gente na última semana, quando foi divulgado que o Google possui um relatório com todos os lugares onde as pessoas estiveram nos últimos tempos.
Pois é isto mesmo, o Google é capaz de monitorar todos os seus movimentos, e este artigo irá lhe ajudar a compreender quais os motivos para isto ocorrer e porque você está sendo observado neste exato momento, como em um filme de espionagem ou em um filme de ficção cientifica futurista.
O que justifica a existência deste relatório é o celular com Android que está no seu bolso neste exato momento, ou que está na mesa ao seu lado, pois é por meio dele que o Google consegue te monitorar.
Para quem não sabe, o Android é o sistema operacional do Google, sendo o mais popular de todos os sistemas operacionais para dispositivos móveis do mundo na atualidade, o que nos leva a crer que o relatório de localização do Google tenha muito mais gente do que possa imaginar.
Pois somente quem tem celular equipado com Android pode ser monitorado pela Google, e, portanto, o relatório não irá afetar quem possui aparelhos da Apple, por exemplo, que utiliza o sistema operacional iOS.
O Google é capaz de mapear exatamente todos os seus passos 24 horas por dia, o que pode ser considerado invasivo por muitas pessoas, mas a justificativa se dá pelo fato de que ele deseja lhe fornecer serviços importantes, como os resultados de busca que têm relação com o lugar onde você está.
No entanto, isso acaba gerando um relatório que mapeia tudo, mesmo quando o Google Maps e o GPS estejam desligados, já que é para mantê-los atualizados que os dados são gerados ininterruptamente.
No entanto, se você não quer que o Google saiba onde você está e o que você está fazendo, procure entrar nas configurações do Android, abrir o item Serviços de Local e desmarcar as opções Serviços de Localização do Google e Localização e Pesquisa do Google.
Deste modo, seu serviço do Google Maps ficará bem mais lento do que o normal, e ele passará a receber dados de localização somente do seu GPS, e com isto, o Google não poderá monitorar seus passos como em um certo livro chamado “1984”, onde uma sociedade controlada e monitorada 100% do tempo sofria demais com a falta de intimidade.