Desde que foi criado pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen, em 1934, o Lego tem sido um dos brinquedos mais famosos e queridos do mundo todo. Especialmente pela infinidade de possibilidades que suas peças disponibilizam para quem brinca com ele.
O brinquedo é tão famoso que há uma série de jogos para os principais consoles do mundo baseada no Lego. São franquias como Indiana Jones, Star Wars e Senhor dos Anéis. Houve até mesmo um filme, que está em cartaz atualmente no Brasil, que usa o Lego como plataforma.
Com isso, ficou a impressão para muita gente de que não haveria mais o que se inventar, não é mesmo? Mas isso não é verdade, visto que assim como a própria proposta do brinquedo nos mostra, desde a sua origem na Dinamarca, para o Lego não há limites, e para a criatividade humana, também não.
Jason Allemann, um famoso usuário que costuma criar diversas peças complexas usando peças de Lego, finalmente conseguiu se superar ao criar um não menos complexo teclado de computador feito com peças do famoso brinquedo.
E o que mais impressionou as pessoas do mundo todo não foi a iniciativa de Jason em criar um teclado para computador usando peças de Lego como matéria-prima, mas sim o fato de que esse teclado é totalmente funcional.
O teclado de Lego de Jason Allemann usa apenas o corpo de um teclado normal como base para a criação, que é composta por peças do brinquedo, dando um aspecto totalmente diferenciado.
Nas palavras do próprio Allemann, “O maior desafio foi criar uma moldura que encaixasse as peças com precisão nos espaços”. Ainda segundo o próprio criador, ele só conseguiu atingir o nível de precisão desejado quando passou a utilizar uma grade de conectores e eixos Technic, que são aquelas peças de Lego que possibilitam às pessoas criar objetos com maior grau de complexidade e de dificuldade.
Para completar os desafios dessa tarefa, que se não é tão monumental em tamanho, ganha em complexidade de qualquer outro projeto feito por Allemann, ele teve muita dificuldade para conseguir encontrar peças com desenhos que se adequassem aos símbolos presentes em um teclado tradicional.
Como nem todos os símbolos foram encontrados, Allemann explica que teve que usar ainda mais a sua criatividade para encontrar uma solução plausível. Um bom exemplo dessa criatividade reside na tecla “home”, que ele substituiu por uma peça com um desenho de um telhado de casa.