Microsoft lança pulseira”, há algum tempo atrás essa manchete iria parecer equivocada, com algum erro da divulgação do acessório ou do nome da empresa, não é mesmo. O fato é que cada vez mais é comum notícias como essas serem divulgadas.
Acessórios inteligentes
O mercado de acessórios interativos está ganhando espaço, e esse crescimento também mostra que a aceitação do público alvo tende a crescer consideravelmente com o tempo, pois se tratam de dispositivos lançados recentemente.
Esse ramo tecnológico - de acessórios inteligentes - já vem sendo desenvolvido há muito tempo, e diversas empresas como a Apple e a Google, por exemplo, já comercializam seus produtos relacionados aos acessórios que são “vestidos” (produtos que vão desde pulseiras a óculos inteligentes).
A Microsoft era uma das empresas desse setor que ainda não haviam lançado nenhum dispositivo “acessório”. Porém, no último dia 29, a empresa entrou para o cenário desses dispositivos.
Sobre a Microsoft Band
Foi divulgada a Microsoft Band, uma pulseira totalmente interativa, com diversas funções para o usuário. Junto com a pulseira, a Microsoft lançou o seu sistema operacional: o Microsoft Health. Como o nome já dá a dica, é uma plataforma que tem como foco obter dados vitais do usuário, como a freqüência de batimentos e distância percorrida, por exemplo.
Com isso, o público alvo da empresa são pessoas que praticam atividades físicas, principalmente atletas – tanto para fins de semana como para alto rendimento.
A pulseira se tornou um assistente pessoal do usuário, porque além de obter os dados vitais, possui a opção de sincronização com um celular, assim essa ferramenta mostra dados principais do telefone, como notificações de redes sociais, mensagens e atendimento de chamadas.
Segundo a Microsoft, o Band é uma multiplataforma, ou seja, possui compatibilidade com mais de um sistema operacional, como o Windows, iOS e o Android.
Para obter todos esses dados, a pulseira possui uma grande quantidade de sensores: sensor de velocidade, monitoramento cardíaco, localizador GPS, detector de luz ambiente e sensor ultravioleta.
Especificações técnicas
- Visor de 1,4" colorido (320x106 pixels)
- Possui duas baterias de 100 mAh, que equivale a aproximadamente 48 horas de uso econômico;
- Bateria carrega em menos em menos de 90 minutos.
- Conectividade: USB e Bluetooth
- Temperatura para funcionamento varia entre -10°C a 40°C
- Resistência a poeira e água.
O novo dispositivo da Microsoft custa US$199,00 e por enquanto, é encontrado apenas no próprio site americano da empresa, e infelizmente ainda não foi divulgado se haverá comercialização em território nacional.