O Bloco de Notas, considerado como um dos mais clássicos programas do sistema operacional Windows, vai ganhar algumas novidades em breve. De acordo com as informações que foram divulgadas pela conta @PhantomOfEarth, no X (antigo Twitter), que analisa o código e as versões de testes do Windows, o app vai ter um sistema de corretor automático para correção de erros de digitação e um revisor ortográfico.
O perfil publicou na sua rede social um print da tela de configurações do app com as duas novas funções que já estão em um estágio bastante avançado de programação. A partir do momento que elas forem liberadas, os usuários terão que ativá-las manualmente.
Será possível escolher quais formatos de arquivo são compatíveis com o novo revisor, incluindo TXT, SRT e LRC.
Por enquanto a mudança ainda não foi confirmada pela Microsoft, mas a atualização acaba indo de encontro ao final do WordPad, outro editor de textos que tinham mais recursos do que o Bloco de Notas e que foi descontinuado.
Outros boatos indicam que o Bloco de Notas deve ganhar ainda mais novidades em breve, como uma integração com a IA da Microsoft, o Copilot, para explicar textos. Ele também deve ganhar recursos de IA generativa, que deve permitir a criação de novos conteúdos ou adaptar a linguagem de um material que já existe.