Olhar para os céus é algo que sempre fascinou a humanidade, e com o passar dos anos, a tecnologia foi avançando e a observação foi ficando cada vez mais apurada para que as pessoas pudessem contemplar as belezas do cosmo.
Nos dias de hoje, com tantas facilidades para se encontrar produtos interessantes que permitam às pessoas visualizar os céus de um modo mais eficiente, há cada vez mais astrônomos amadores espalhados pelo mundo todo.
E por conta deste grande interesse por parte das pessoas ao redor do mundo que a NASA decidiu lançar um software que ajuda pessoas leigas e astrônomos amadores a identificar asteroides.
Asteroid Data Hunter (ADH)
O software que foi criado pela NASA para auxiliar pessoas leigas e astrônomos amadores a identificar asteroides foi batizado de Asteroid Data Hunter (ADH), e assim como seu nome sugere, pretende ajudar na caça de asteroides no mundo todo.
De funcionamento simples, o ADH compara diversas fotos que foram tiradas de uma mesma parte do céu, para depois identificar asteroides com base em pontos que mudam de posição durante a análise destas diferentes imagens.
Com isto, é possível que pessoas comuns consigam identificar asteroides que nunca tinham sido catalogados anteriormente com a ajuda importante da ferramenta criada pela NASA.
Com isto, a Agência Espacial dos Estados Unidos passa a ampliar o seu exército de pessoas que estão de olho nos céus, conseguindo fazer com que elas se tornem parte de algo grande, e ao mesmo tempo, conseguindo que mais informações sejam adquiridas de modo simples, com base nos esforços de pessoas comuns.
Onde baixar?
Para quem adora olhar para os céus e se empolgou com a ideia de poder participar das buscas da NASA por novos asteroides com a ajuda de uma ferramenta desenvolvida pela própria agência, e que já pretende baixá-la, a boa notícia é que o ADH já está disponível para download gratuito.
Compatível para trabalhar tanto em desktops, quanto em laptops, o ADH consegue fazer análises também com base em fotografias tiradas por astrônomos amadores, o que o torna realmente muito eficiente.
A ideia de criar um software que auxilie pessoas comuns a identificar asteroides surgiu por parte da NASA há algum tempo, e ganhou vida graças a uma parceria feita entre a agência estadunidense e uma empresa especializada em tecnologia voltada à astronomia chamada de Planetary Resources.
A intenção da NASA é fazer com que os asteroides descobertos com a ajuda do ADH possam ser catalogados pelo Minor Planet Center, que é um órgão ligado à famosa universidade de Harvard.