A ciência avança cada vez mais, e isso tem feito com que muitas coisas antes entendidas como sendo fruto da imaginação, hoje possam ser consideradas plausíveis. Uma delas é a possibilidade de se entender de fato o que dizem os animais. Pois bem, cientistas escandinavos acabaram de lançar um dispositivo que supostamente conseguiria traduzir os latidos dos cães!
Isso mesmo, com esse dispositivo, seria possível entender o que seu cão de estimação está dizendo nesse exato momento em que você lê essa notícia. Imaginou como seria se fosse possível saber de fato o que ele está dizendo? Ou melhor, o que ele está pensando?
O dispositivo se chama No More Woof, e se constitui em um aparelhinho que é colocado na cabeça do cãozinho, e que de modo fantástico, promete traduzir o pensamento do animal.
Tudo, aparentemente milagroso, mas que, no entanto, é fruto de extensas pesquisas neurológicas realizadas por esses cientistas, que criaram um dispositivo que analisa os padrões de atividade cerebral dos cães, através de uma série de sensores.
Os padrões passam por um sistema chamado de Raspberry Pi, que lê e interpreta os padrões enviados pelo cérebro do animal e estabelece a tradução para a linguagem humana.
Apesar de parecer algo extraordinário, ao ser analisado mais de perto, o dispositivo se mostra “apenas” um avanço impressionante rumo a algo maior, porém ainda inatingível: a tradução literal dos “pensamentos” caninos e de outros animais.
O dispositivo No More Woof não consegue de fato traduzir tudo que o cachorro está dizendo, apenas identificar algumas sensações, como cansaço, fome e curiosidade. A versão mais cara e sofisticada do dispositivo identifica mais alguns padrões de sensações, porém não é capaz também de identificar modelos mais complexos de padronização de linguagem.
Mas se você acredita que isso significa que o No More Woof não representa um avanço para a ciência, você está muito enganado, já que o dispositivo, mesmo ainda não sendo tão preciso em sua capacidade de traduzir o que os cães dizem, representa um primeiro passo nesse sentido. Ou seja, se antes conseguir entender o que os animais dizem lhe pareceria algo saído de algum filme de ficção cientifica, hoje se pode dizer que já é algo mais próximo de acontecer um dia.
Até lá, por enquanto, talvez seja mais interessante apenas prestar atenção nos velhos sinais que seu cãozinho lhe envia, como o simples abanar de rabo que diz muito sobre seu humor.