De olho no crescimento da importância dos processadores Cortex da ARM dentro do mercado de dispositivos móveis, a Samsung acaba de anunciar mais uma inovação, com a criação do Exynos, que usará processadores próprios.
A ideia da Samsung é investir o máximo possível para conseguir se tornar cada vez mais independente dentro do mercado de dispositivos móveis, conseguindo fazer com que suas atividades sejam cada vez menos ligadas a produtos desenvolvidos por outras empresas.
Sem depender de ninguém
Desenvolvendo o Exynos desde 2013, a Samsung finalmente anunciou a criação de uma nova geração, que lhe permitirá trabalhar usando CPU e GPU fabricados pela própria empresa.
A Samsung pretende trabalhar sem depender de ninguém, e isto já não é de hoje, já que a empresa sul-coreana já havia rompido relações comerciais com a Qualcomm no início deste ano.
Agora, a empresa mira se desvencilhar da dependência da ARM, para que ela passe a ter mais liberdade na hora de desenvolver novos projetos para seus chipsets, entre outras coisas.
No entanto, este não será um processo assim tão fácil, já que a ARM é a empresa que produz, por exemplo, o chip gráfico da Mali, que é atualmente utilizado amplamente pela Samsung.
Com isto, a Samsung deverá partir para o desenvolvimento de sua própria GPU também, ampliando ainda mais a sua independência frente a outras empresas que cuidam deste tipo de produto.
Mais novidades em breve
Como a própria Samsung já informou que já possui um protótipo de GPU própria pronto, as intenções da empresa são de lançar um aparelho equipado com sua nova unidade gráfica ainda em 2015, muito provavelmente durante o segundo semestre do ano.
Com isto, crescem os rumores de que o novo Galaxu Note 5 seja lançado com a GPU própria da Samsung, sendo o primeiro dispositivo móvel da marca a contar com este equipamento.
E tudo indica que a Samsung deverá fazer ainda mais lançamentos deste gênero dentro dos próximos anos, fazendo com que a empresa fique cada vez mais competitiva frente aos rivais de mercado tecnológico.
No entanto, oficialmente, ainda não há uma previsão que indique quando o Galaxy Note 5 deverá chegar de fato ao mercado mundial, o que nos deixa apenas a opção de aguardar pelos próximos meses com ansiedade para ver se alguns dos rumores mais fortes de fato se confirmam e se o Exynos de fato significará uma maior independência para a Samsung.