O mercado de alta tecnologia sempre presta muita atenção aos lançamentos feitos por algumas marcas, já que muitas delas simplesmente podem trazer grandes inovações para o mercado mundial como um todo.
Pois a Samsung é uma destas marcas que sempre que anunciam um lançamento de alguma novidade, acabam por causar grande impacto no mercado como um todo, atraindo grande atenção por parte do público e da mídia especializada.
Pois foi exatamente isto que ocorreu durante a IFA 2014, quando a fabricante sul-coreana apresentou o Gear VR, que deverão ser os óculos de realidade virtual feitos para o Galaxy Note 4.
A Samsung pretende, com o lançamento do Gear VR, trazer uma nova experiência para o consumo de conteúdo móvel atual, o que é parte de um grande projeto ambicioso da marca para se tornar a referência número um em matéria de tecnologia de realidade virtual.
O Samsung Gear VR pode ser usado em conjunto com o Galaxy Note 4, o phablet da fabricante sul-coreana que já faz um grande sucesso ao redor do mundo, e que irá trabalhar perfeitamente integrado aos óculos de realidade apresentados na IFA 2014.
Esse relógio é fruto de uma parceria entre a fabricante sul-coreana e a Oculus, que é a fabricante do Oculus Rift, que atualmente pertence ao Facebook, que comprou a criação há alguns meses.
O principal destaque do Gear VR, segundo palavras da própria Samsung, reside no fato de que ele pode ser considerado voltado para os dispositivos móveis, que desde o principio do projeto, foram os seus focos principais.
O seu funcionamento não difere em muito do que se vê tanto no Oculus Rift, quanto no Google Cardboard, já que ao colocar os óculos, o usuário se depara com uma tela que se divide entre seus dois olhos, liberando o conteúdo virtual, que faz com que a pessoa se sinta dentro de outro ambiente.
Atualmente, por causa de uma limitação de uso, o Samsung Gear VR só pode ser utilizado em conjunto com o Galaxy Note 4, mas isto, segundo a fabricante sul-coreana, será resolvido em breve, e ele passará a ser compatível com outros dispositivos móveis.
Feito para quem gosta de jogar vídeo game, o Gear VR também pode ser usado com o auxílio de um joystick, já que não há a possibilidade de tocar na tela do dispositivo móvel.