Para quem anda atualmente pelas ruas de qualquer lugar do mundo, ver pessoas carregando seus smartphones é das coisas mais comuns que há, e de tão normal e natural, parece até que estes aparelhinhos sempre existiram.
Mas o fato é que eles não existiam há mais de 20 anos, e em 2014, o primeiro smartphone da História está completando exatos 20 anos de existência. Portanto, vamos conhecer um pouco mais sobre este aparelho histórico?
Voltado para o mercado empresarial, o IBM Simon Personal Communicator é considerado pelos especialistas no assunto como sendo o primeiro smartphone da História.
Pesado, caro e sem gozar da mesma popularidade de seus descendentes modernos, o aparelho da IBM foi lançado em 1994, no dia 16 de agosto, com um preço de 900 dólares, o que equivaleria a 1.400 dólares atuais.
Mesmo assim, em uma época em que ter um smartphone era algo realmente para quem tinha dinheiro no bolso, o IBM Simon Personal Communicator conseguiu vender pouco mais de 50 mil unidades, o que pode ser considerado um sucesso.
Com um display LCD, o aparelho da IBM apresentava várias funções inovadoras que hoje já são tão comuns que nem fazem tanta diferença assim, como uma caneta para facilitar o manuseio da tela.
Mas o que realmente era inovador era o fato de permitir ao usuário acessar os e-mails, além de permitir ver um calendário e também ter conectividade com aparelhos de FAX, o que foi um grande avanço para a época.
Para muitos especialistas, o IBM Simon Personal Communicator é considerado o pai de todos os smartphones modernos, e isso fica ainda mais evidente pelo fato de que ele serviu de inspiração para a maior parte dos lançamentos posteriores, não apenas da própria IBM, como também das empresas rivais, como a Motorola.
Portanto, se você não é muito ligado em História, mas tem em suas mãos um smartphone de última geração repleto de tecnologias modernas e atuais, não se esqueça de agradecer ao IBM Simon Personal Communicator, pois é por causa dele que o seu aparelhinho inseparável existe.
E o mais curioso será imaginar o que o futuro dos smartphones nos reserva, já que há novidades ainda mais modernas chegando em breve ao mercado, o que irá tornar ainda mais interessante tentar prever como serão os próximos 20 anos para estes aparelhinhos inteligentes que não conseguimos deixar de lado.