A franquia Playstation é uma das mais bem sucedidas da história do vídeo game. Com milhões de consoles vendidos, entre todas as suas versões, a marca se consolidou como umas das mais famosas e desejadas do mercado.
E esse sucesso fica comprovado pela procura pelo Playstation 4, apesar de seus preços abusivos (especialmente no Brasil). Muita gente, mesmo não podendo comprá-lo, tem desejado fazê-lo em breve.
Pois para completar ainda mais a família Playstation, a Sony anunciou ao mundo o lançamento do seu mais novo serviço de streaming de jogos, o Playstation Now, que entre outras coisas, permite quer games sejam transmitidos diretamente da nuvem para um Playstation 3 ou para um Playstation 4. O Playstation Vita também pode receber a transmissão do Playstation Now, assim como alguns dos televisores Sony Bravia da novíssima linha 2014.
O produto foi apresentado ao mundo na última edição da CES, maior feira de alta tecnologia realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, no inicio de janeiro. E o que o público presente, bem como membros da imprensa especializada puderam ver é que o serviço de streaming de jogos da Sony é realmente muito bom.
Como foi visto pelos testes feitos pela imprensa especializada na CES, o Playstation Now apresenta um sistema que permite ao usuário ter uma ótima jogabilidade à sua disposição.
Os gráficos apresentados pelo Playstation Now são muito superiores aos que normalmente se vê em serviços streaming similares, perdendo em resolução por muito pouco para o que é apresentado pelo console.
Em relação ao áudio, o Playstation Now apresentou uma qualidade muito boa, sem apresentar as falhas tão comuns em serviços similares.
Os testes mostraram que será possível, em televisores Bravia da linha 2014, jogar sem a necessidade do console. Isso só será possível se houver um controle de Playstation 3 pareado através de Bluetooth com o aparelho de televisão.
A Sony divulgou as duas formas pelas quais os usuários poderão contratar o Playstation Now. Uma delas é por meio de uma assinatura mensal, que dará, entre outras coisas, acesso à biblioteca integral, ou a partes dela. A outra forma é por meio de locação, onde o usuário escolhe qual jogo deseja jogar e por quanto tempo. Aí é só pagar uma taxa correspondente, como em uma videolocadora.
Tanto para a primeira forma quanto para a segunda forma não haverá a necessidade de se sair de casa para contratar o Playstation Now.
A Sony ainda não divulgou quais valores pretende cobrar pelo serviço.