O Spotify se tornou o serviço mais popular de streaming musical do mundo. Mesmo com uma grande quantidade de concorrentes, parece que ninguém consegue tirar ele do posto de preferido do público. Com planos gratuitos e pagos, ele conta com um enorme catálogo, muitas ferramentas para criação de playlists e cerca de 250 milhões de usuários ativos por mês.
Confira algumas curiosidades sobre o Spotify:
Música mais tocada
Todo mundo que utiliza a ferramenta sabe que ela conta com diversas playlists com as músicas mais tocadas do momento, que mudam o tempo todo. Mas existe uma faixa que até o momento é considerada como a mais tocada de todos os tempos dentro da plataforma: “Shape of you”, de Ed Sherran, que já acumula mais de 2,7 bilhões de reproduções.
MP3 piratas
Boa parte do que motivou a criação deste tipo de streaming foi ajudar a indústria fonográfica a se recuperar da pirataria, que tomou conta da internet nos anos 90 e 2000 e que fez com que as pessoas passassem a baixar apenas músicas sem pagar por isso. Mas parece que o próprio Spotify utilizou arquivos de MP3 piratas nas suas primeiras versões. A informação consta em um livro sobre a história do Spotify.
Versão para crianças
Muitos usuários adultos não sabem, mas existe uma versão exclusiva do Spotify feita para crianças de até 12 anos. O app está disponível tanto para Android quanto para iOS e conta com trilhas sonoras de desenhos animados, filmes da Disney e também discos feitos especificamente para os pequenos. O controle é feito para os pais, que podem decidir o que as crianças vão escutar no app.
Muitas músicas nunca tocadas
Existe um grande universo de faixas escondidas na plataforma. De acordo com pesquisas, cerca de 25% das faixas que estão disponíveis na ferramenta nunca foram tocadas.
Disponibilizada limitada
Nem todo mundo no planeta pode acessar o Spotify. De acordo com dados da própria empresa, o serviço está disponível em “apenas” 178 países.