Muitas notícias de novidades tecnológicas surgem todos os dias na rede. São projetos de carros futuristas, novos modelos de smartphones cada vez mais avançados, invenções mirabolantes e por aí vai. Infelizmente (ou felizmente), muitas dessas supostas novidades acabam por não serem efetivadas e nunca deixam o papel.
Pois uma das notícias mais interessantes dos últimos tempos, que dizia que a Microsoft estaria desenvolvendo um sutiã inteligente com modernos sensores, empregando alta tecnologia para auxiliar as mulheres, entre outras coisas, no controle de peso, foi desmentida pela empresa.
Acontece que para tristeza das mulheres, a aparentemente fabulosa ideia não será levada a frente pela Microsoft, que se pronunciou em uma nota oficial dizendo que o projeto é apenas mais um entre tantos outros de um grupo de pesquisadores seus que atuam no campo da computação afetiva. Nesta mesma nota a empresa de tecnologia afirma que não tem interesse de desenvolver o tal sutiã inteligente com sensores.
Será mesmo uma pena para a mulherada, pois segundo informações que circulam na rede, o sutiã inteligente da Microsoft seria equipado com modernos sensores que coletariam dados sobre a alimentação das mulheres e inclusive sobre o seu estado emocional. Desse modo, a peça contribuiria para as mulheres no combate à obesidade, já que auxiliaria o controle de peso, entre outras coisas.
Tudo isso graças às informações que os sensores captariam: batimentos cardíacos, frequência respiratória e até a temperatura corporal da usuária.
Todas as informações coletadas serviriam para observar padrões que pudessem significar alterações no ritmo de funcionamento do corpo feminino, e ao menor sinal de alteração grave, o sutiã inteligente da Microsoft enviaria uma mensagem de alerta para o celular de sua usuária contendo os dados coletados para que essa tome as devidas providencias.
O auxilio no controle de peso seria possível justamente devido às alterações de humor observadas pelo sutiã inteligente da Microsoft, que poderiam ser detectadas pelos batimentos cardíacos, por exemplo. Vale lembrar que a ansiedade e o estresse são duas das maiores causas de obesidade entre pacientes do sexo feminino no mundo.
Realmente, com base em todas as informações vazadas na rede que sugerem que o sutiã inteligente da Microsoft poderia fazer verdadeiros milagres para as mulheres, auxiliando no controle alimentar e no monitoramento de doenças cardíacas, é de lamentar muito o fato de a empresa ter descartado qualquer possibilidade de concretizar esse projeto futuramente. Foi definitivamente uma bola fora da empresa de Bill Gates.