Nenhum sistema operacional para dispositivos móveis fez mais sucesso no mundo do que o sistema operacional da Google conhecido como Android. Atualmente, mais de 70% dos dispositivos móveis do mundo todo rodam em um sistema operacional Android.
E é justamente pensando em diminuir um pouco essa hegemonia e sua consequente dependência que a Samsung decidiu apoiar o desenvolvimento de um sistema operacional similar, chamado de Tizen OS.
Durante o Mobile World Congress 2014, em Barcelona, a Samsung pretende mostrar ao mundo vários de seus principais aparelhos e inclusive alguns de seus principais lançamentos rodando esse sistema operacional alternativo.
Segundo rumores fortíssimos que chegam do outro lado do Atlântico, um desses modelos que irá aparecer rodando no Tizen OS é o Samsung Galaxy S4.
As imagens que mostram um modelo do S4 rodando com a interface do Tizen OS foram divulgadas pelo site especializado chamado PhoneScoop. Nelas é possível visualizar que o Tizen OS utiliza uma interface muito parecida com a utilizada pelos modelos da Samsung que rodam no sistema Android. Essa interface é conhecida como TouchWiz.
Toda essa similaridade tem uma preocupação especial: facilitar a mudança para quem desejar fazer a migração do sistema operacional Android para o sistema operacional Tizen OS. Tudo como parte de uma estratégia que visa tornar a mudança sem grandes percalços.
O mais curioso com todas essas imagens surgidas na web mostrando um modelo Galaxy S4 rodando no Tizen OS e também com a notícia oficial de que a Samsung irá apresentar modelos na MWC 2014 em Barcelona rodando no sistema operacional alternativo é lembrar que há bem pouco tempo o Tizen OS não era considerado como sendo possível comercialmente.
Pois eis que ele ressurge com força total e agora, ao que tudo indica, ele será capaz de se tornar um sistema operacional comercialmente viável e possivelmente se tornará um rival para o líder máximo do mercado mundial, o Android da Google.
Além de seus smartphones e tablets, a Samsung também já deixou claro para o mundo todo que pretende equipar a sua linha de relógios inteligentes conhecidos como GalaxyGear com o Tizen OS.
Isso mostra que o sistema não apenas é viável, como também poderá em breve fazer frente ao Android, já que além da Samsung, outras empresas e fabricantes já demonstraram interesse em utilizar o sistema operacional alternativo.
Agora é uma questão de tempo para descobrirmos se o Tizen OS realmente conseguirá fazer frente ao Android e aos demais sistemas operacionais já existentes.