A Xiaomi apresentou nesta segunda-feira, dia 14 de agosto, a 2ª geração do seu cão-robô, o CyberDog 2. O anúncio foi feito durante um evento no qual foram antecipadas também algumas outras novidades da empresa, como o tablet Pad 6 Max e a pulseira inteligente Band 8 Pro.
Mas um dos anúncios que mais chamou a atenção foi realmente a 2ª geração do CyberDog, já que não era esperada uma atualização do robô para este ano. O modelo chega com algumas atualizações interessantes, como um design mais realista, incluindo pequenas orelhas na cabeça, que são muito parecidas com as de um pischer ou de um doberman.
Em relação as suas funcionalidades, o Cyberdog acabou ficando mais leve e ganhando em termos de mobilidade. Dentre os movimentos e as possibilidades do cão estão atividades como dar cambalhotas, andar de skate, dançar, dar a pata ou mesmo correr. Numa das demonstrações, é possível ver o quadrúpede pressionando um quadradinho de tofu sem esmagá-lo, o que demonstra uma alta sensibilidade de controle.
A nova versão do cachorro conta ainda com cerca de 20 sensores, que são responsáveis por melhorar a sua interação com o ambiente e também uma série de melhorias no campo da Inteligência Artificial (IA).
Foram citados alguns exemplos do que essa nova geração do CyberDog consegue fazer. Ele, por exemplo, pode identificar a presença do seu tutor, além de sentir o contato e identificar diferentes elementos e fontes, bem como apresenta uma audição. Além disso, o CyberDog conta ainda com um sistema que permite acionar diferentes objetos conectados, como comedouros inteligentes, televisores, luzes e cortinas.
O equipamento atualizado chega com 8,9 quilos e tem 36,7 centímetros. Mesmo tendo uma cor padrão, que é a cinza, ele poderá ser encontrado no mercado com algumas outras opções de cores, incluindo amarelo ou azul.
O valor anunciado para o mercado chinês é de 12.999 yuans (cerca de 8,8 mil reais), sem previsão de lançamento no Brasil.