O Discord está criando uma ferramenta de monetização que vai permitir com que os criadores ganhem dinheiro com seus próprios servidores. De acordo com as informações que foram divulgadas pela plataforma, será possível cobrar uma assinatura para que outros usuários tenham acesso a conteúdos especiais e outras vantagens.
“A partir de hoje, estamos lançando o formato de assinaturas de servidores, permitindo que os criadores ganhem dinheiro diretamente em seu servidor'', anunciou Derek Yang, líder de produtos para criadores, no blog oficial da plataforma.
Algumas regras foram criadas para a participação neste programa. Nos Estados Unidos, por exemplo, os servidores poderão ser monetizados apenas por um criador que seja comprovadamente maior de 18 anos. Além disso, a conta deverá ter e-mails e telefones de contato cadastrado, bem como a autenticação de dois fatores deverá ser ativada.
Para ser assinante de um servidor, os clientes também devem ser maiores de 18 anos de idade, além de ter uma conta regular e concordar com os termos e condições do site.
Sobre a forma como os ganhos serão repassados aos produtores de conteúdo, a plataforma vai cobrar uma taxa de apenas 10% em cima dos valores cobrados da assinatura. Para efeitos de comparação, o Twitch fica com 50% dos valores.
Por outro lado, os prazos de repasse dos valores para as contas dos criadores podem ficar um pouco maiores do que os 30 dias tradicionais. Além disso, os usuários deverão ter pelo menos US$ 100 para resgatar o primeiro pagamento.
Além disso, os donos de servidores que pretendem participar do programa de monetização deverão ficar atentos com as regras de conteúdo. Materiais que promovam drogas ilegais, armas perigosas, jogos de azar, temas sexuais explícitos nos servidores ou em outras plataformas são proibidos.
Por enquanto o programa será lançado apenas nos Estados Unidos, ainda sem previsão de chegada nos demais países.