Os usuários que já possuem a atualização do Windows 11 terão acesso nas próximas atualização a mudanças em um dos aplicativos mais antigos e utilizados no sistema operacional: o Windows Explorer, ou Explorador de Arquivos na versão em português. Ele deverá ganhar um novo design mais próximo do que é utilizado em outros recursos da Microsoft, incluindo o OneDrive.
As mudanças no visual do explorador foram divulgadas por um site especializado. De acordo com as telas que a equipe teve acesso, as janelas passarão a ter abas, além de uma nova caixa de pesquisa por arquivos e também um botão de Home, que basicamente deve ter a função de retornar para a tela inicial.
Além disso, na área de exibição de arquivos os documentos do Microsoft 365 vão receber miniaturas que mostram parte do conteúdo que está no arquivo em questão, mostrando uma prévia. Os botões ficarão mais arredondados e também haverão diversos elementos que devem facilitar para que os usuários utilizem telas sensíveis ao toque.
Quando essas atualizações forem disponibilizadas para os usuários, essa será a primeira grande atualização que o explorador vai ganhar desde o lançamento do Windows 8. Nessa ocasião, o aplicativo adotou um novo visual que misturava elementos antigos com características novas do sistema operacional.
Por enquanto a atualização ainda não foi confirmada oficialmente pela Microsoft, mas o site que divulgou as telas é conhecido por adiantar uma série de lançamentos da empresa. Além disso, também já foram encontradas referências às mudanças nos códigos do Windows.