O Facebook apareceu no topo da lista das empresas menos confiáveis quando o assunto é respeito com a privacidade dos usuários. O ranking foi divulgado pela companhia de pesquisas Toluna.
Completa a lista com top 3 das empresas menos confiáveis com os dados dos usuários o Twitter e o Amazon. Os dados que foram obtidos são frutos de um estudo realizado com mil participantes, dos quais nada menos que 40% afirmaram não confiar na empresa de Mark Zuckerberg com seus dados pessoais.
Toda essa quantidade de desconfiança com o Facebook não é sem motivo. Nos últimos anos a companhia acabou sofrendo com diversos casos problemáticos em relação a privacidade com os dados. Foram diversos vazamentos e revelações de políticas escusas envolvendo informações dos usuários.
O caso mais recente acabou envolvendo o acesso de uma empresa externa a uma série de dados dos perfis dos usuários, que pode acabar tendo influenciado o resultado das eleições presidenciáveis nos Estados Unidos. O próprio Zuckerberg teve que dar explicações ao senado americano.
Além do problema envolvendo o acesso de outras empresas, falhas no Facebook acabaram fazendo com 6,8 milhões de usuários tivesse suas fotos privadas expostas.
Depois dos 40% da firma de Zuckerberg, Amazon e Twitter aparecem com 8% de desconfiança cada. Até mesmo a Uber, que já passou por diversos escândalos de privacidade, não chega perto do número do Facebook e tem 7%. Lyft e Google empatam com 6%, Apple e Snap têm 4% cada, Microsoft ficou com 2% e Netflix e Tesla tiveram os melhores resultados, com apenas 1% de desconfiança contra cada.