O Google anunciou nesta semana algumas mudanças para o aplicativo Fotos. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, as mudanças têm o objetivo de oferecer uma melhor experiência para os usuários, destacando melhor os vídeos que são feitos e gerenciados dentro do app.
Além disso, os usuários contarão com mais opções de criação de efeitos visuais com fotos misturando músicas, além de passar a ter o seu próprio editor de colagem. Este conjunto de mudanças foi apresentado pela empresa como sendo o maior upgrade no app desde o ano de 2019.
A ideia é combinar recursos que podem ser encontrados no Stores do Instagram com o Memórias do Facebook e do Google Fotos. A ferramenta também vai ajudar os usuários para que eles olhem suas imagens mais antigas, que serão organizadas em coleções e que ficarão na parte superior da tela.
No quesito de vídeos, o app vai permitir com que as pessoas selecionem e cortem automaticamente os melhores trechos dos seus vídeos mais longos, utilizando recursos de Inteligência Artificial. Os recursos vão sendo aprimorados através de machine learning.
A versão atualizada do Google Fotos também fará mais com músicas, inclusive adicionando música a mais Memórias e definindo várias fotos estáticas como música em seu recurso de efeito visual “Fotos Cinematográficas”.
O app também terá outro recurso novo, chamado de Estilos, que adiciona automaticamente arte gráfica às Memórias, colocando-as em fundos coloridos, por exemplo. Os artistas Shantell Martin e Lisa Congdon contribuíram para esse recurso no lançamento.
No segmento de memórias, que ajuda os usuários a lembrarem dos arquivos de mídias mais antigos que são gerenciados, um recurso vai permitir com que as pessoas compartilhem as coleções de uma forma mais simples e fácil, podendo ser encaminhado por amigos ou familiares que sejam listados como contatos. Uma navegação mais fluída pelas memórias também foi adicionada.
A nova versão do Google Fotos será distribuída de forma gradual para os usuários através das próximas atualizações.