O Google confirmou na última sexta-feira, dia 05 de novembro, a chegada de uma nova opção de voz para o Google Assistente no Brasil. De acordo com o comunicado que foi emitido pela companhia, a novidade tem como principal objetivo aumentar a diversidade e a inclusão de usuários que utilizam o assistente virtual.
Além da nova voz, o Google também anunciou uma mudança na identificação das vozes. Ao invés de colocar elas por gênero (masculino ou feminino), agora as opções serão identificadas por cores (vermelho ou laranja). A iniciativa tem o intuito de evitar o "reforço de rótulos ou estereótipos que costumam ser associados a assistentes virtuais".
Já a nova voz foi desenvolvida com tecnologia WaveNet, criada pela DeepMind, empresa de inteligência artificial da Alphabet. A companhia afirma que, por se tratar de uma rede neural geradora de ondas sonoras, a "voz" é capaz de criar falas mais realistas.
A ideia é fazer com o Assistente se torne cada vez mais visto como uma ferramenta personalizada, o que acaba incluindo justamente oferecer a chance da pessoa escolher a voz que mais combina com ela. “Por isso, é importante poder oferecer uma nova voz para conversar e ajudá-las a realizar as suas tarefas no dia a dia", explica Maia Mau, Head de Marketing do Google Assistente na América Latina.
Os usuários poderão mudar as opções de voz ou saber mais sobre o assistente com alguns comandos de voz, como:
"OK, Google, mudar a voz do Assistente."
"OK, Google, quem é você?"
"OK, Google, quem criou a sua voz?"
"OK, Google, descreva sua personalidade."